Solicitar um Crédito à Habitação dispõe de certos riscos. É essencial compreender quais são e estar financeiramente preparado para os mesmos.


#1. Avaliar a capacidade de pagamento

Antes de iniciar o Crédito à Habitação, deve-se verificar a sua situação, em termos financeiros, os planos futuros e o estilo de vida, e considerar ainda qual o montante de endividamento que se consegue suportar confortavelmente.

Ao definir quanto dinheiro é possível solicitar, deve-se analisar com rigor o seu património, os seus rendimentos e despesas regulares.


#2. Avaliar a estabilidade do emprego e do rendimento

Atualmente, conseguir pagar um Crédito à Habitação não quer dizer que o possa efetuar no futuro, uma vez que a sua situação financeira pode alterar.

Problemas financeiros podem acontecer a qualquer momento. Pense no que poderia acontecer se o seu rendimento caísse, as suas despesas aumentassem e/ou a sua prestação do empréstimo subisse.

Isto é fundamental para trabalhadores sazonais ou contratados. Uma diminuição no pagamento ou a perda do emprego pode mudar a capacidade de pagamento.

Crédito Habitação: Empresário em Nome Individual


#3. Planear o futuro

Se surgirem problemas financeiros no futuro, cumprir os pagamentos do crédito pode ser um problema difícil de resolver, sem planeamento prévio.

Antes de iniciar um Crédito à Habitação é essencial desenvolver um plano que auxilie nos tempos difíceis, tais como:

  • Criar um orçamento familiar;
  • Reservar economias de emergência para pagamentos das prestações, geralmente de seis meses;
  • Avaliar produtos de seguros que podem ajudá-lo a pagar o empréstimo no caso de doença ou incapacidade (por exemplo, seguro de invalidez, doença, emprego, etc.);
  • Informar-se como se pode aceder a quaisquer outros fundos ou investimentos (por exemplo, dinheiro em plano de pensões ou PPR);
  • Considere consultar uma equipa de profissionais, que pode incluir intermediário de crédito, consultor financeiro, contabilista e/ou advogado.


#4. Antecipar os custos de posse do imóvel

Dispor de uma casa custa mais do que o valor da prestação do crédito. Quando se adquire uma habitação, existem custos de escritura, abrangendo taxas legais e outras, com avaliações e impostos a serem pagos.

Assim que tomar posse da casa, existem despesas de mudança, impostos sobre a propriedade, seguros, taxas de condomínio, manutenção e outros. Deve-se verificar se inclui todas essas despesas como parte do custo total quando estiver a avaliar se pode suportar os custos da Compra da habitação.

Quanto custa uma escritura de uma casa?


#5. Compreender o seu contrato de financiamento

Como a maioria dos contratos legais, um Crédito à Habitação é complexo.

É essencial compreender os compromissos que se assumem. Antes de assinar o contrato, é necessário ter certeza de que entendeu todos os termos e condições. Leia todas as informações e faça perguntas sobre o que não entender.

Spread, TAEG, TAN ou MTIC: Qual o seu significado eImportância no Crédito Habitação?


#6. Decidir sobre a taxa de juro

A taxa de juro que se escolha vai afetar o custo da prestação. Optar por uma taxa variável, fixa ou mista terá impactos diferentes.

Se a taxa de juros for variável, há o risco de que aumente. A subida das taxas de juro pode elevar os valores das prestações e tornar o custo total do financiamento muito mais alto no longo prazo.

Taxa fixa ou taxa variável no crédito habitação?


#7. Precaver as taxas e penalidades e serviços obrigatórios

Nem todos os Créditos à Habitação são iguais. Por norma, existem taxas e penalidades exigíveis abrangidas nos contratos.  Por exemplo, penalidade de pagamentos antecipados, nos pagamentos atrasados, comissões sobre a operação, comissões sobre a gestão da conta, exigências de subscrição de outros serviços no banco financiador, entre outras.


#8. Prestar sempre informação rigorosa

Todas as informações fornecidas ao banco ou ao intermediário de crédito, devem ser precisas, completas e verdadeiras.

Erros na documentação entregue podem resultar numa não aprovação da operação ou em determinação de condições erradas. Fornecer informações falsas no processo de contratação de crédito é ilegal e pode ter consequências graves.

Assim, verifique e reveja tudo cuidadosamente antes de assinar contrato.


#9. Ter cuidado com as ofertas sensacionais

Cuidado com as abordagens de ofertas e serviços para ajudá-lo poupar dinheiro no seu Crédito à Habitação.

Seja cuidadoso antes de concordar com qualquer plano de diminuição de prestações, especialmente se parecer bom demais para ser verdade. Esses planos podem vir com taxas e encargos que custam mais do que a economia prometida. Se quiser renegociar o seu crédito e obter poupanças, consulte o seu banco.


Fonte: SUPERCASA


Veja também o artigo:

Mitos sobre o Crédito Habitação

Erros financeiros a evitar na compra de Habitação