Quando finalmente se encontra a casa após tanta procura, a preocupação deve-se centrar no banco e em pedir um Crédito à Habitação para financiar o imóvel. No entanto, a resposta, por vezes, não é a esperada e o pedido pode não ser aprovado. 


Neste sentido, é apresentado de seguida um conjunto de motivos e situações pelos quais os bancos podem recusar conceder um Crédito Habitação. 




Loan-to-Value


Um dos motivos pelos quais pode-se não atribuir um Crédito à Habitação relaciona-se com o Loan-to-Value. O Loan-to-Value (LTV) é o quociente entre o valor do empréstimo e o valor de avaliação do bem que está a comprar e aufere o risco de falha no pagamento.


O LTV informa o banco que diferença existe entre o valor do crédito e o valor da casa que se compra. Por exemplo, se se pondera pedir um crédito de 150 mil euros para comprar uma casa avaliada em 120 mil, o risco de incumprimento é considerado elevado, uma vez que se o comprador deixar de pagar, o banco pode não conseguir recuperar o dinheiro que emprestou, mesmo que penhorar o imóvel.


Para evitar esta situação, pode-se utilizar outras garantias de oferta ao banco sob a forma de hipoteca.


LTV (Loan-to-Value): O que é e quais as implicações no Crédito Habitação




Ter apenas um titular


Para ser aprovado no Crédito à Habitação quando se compra uma casa, aconselha-se que se incluam dois titulares, visto que é possível dividir o risco por ambos. 


Deste modo, se um dos titulares se encontrar num contexto profissional precário, o segundo titular poderá garantir o esforço dos pagamentos mensais, evitando que se entre em incumprimento.




Negociação de dívidas


Quando o comprador já entrou em acordo com a instituição financeira para conseguir pagar uma dívida, isso pode trazer consequências negativas para o futuro.


Além de diminuir os limites de crédito do comprador, o banco também pode restringir o acesso a financiamentos, como é o caso do crédito à habitação.


A instituição financeira tem em conta o prejuízo que se tem com a negociação e tenta evitar uma situação idêntica.


Empréstimo à Habitação em situação de incumprimento




Fonte: SUPERCASA




Veja também o artigo: 


Mitos sobre o Crédito Habitação


Fiadores no Crédito Habitação