O que significa ser Fiador?

Ser fiador significa assumir a responsabilidade de cumprir com as obrigações do titular do empréstimo, caso este não consiga cumprir com as suas responsabilidades.

 

Porque é que os bancos requisitam Fiadores?

Geralmente, a necessidade de recorrer a fiadores resulta da necessidade das Instituições Financeiras reforçarem a operação de Crédito Habitação, aumentando as garantias de cumprimento do Empréstimo e o envolvimento dos titulares na operação de financiamento.

No entanto, apesar dos Fiadores aumentarem as probabilidades de aprovação do financiamento, estes não se devem substituir ao princípio de que os titulares do Crédito Habitação devem ser capazes de cumprir por si sós e com os seus rendimentos aos encargos do Empréstimo.

 

Quais os requisitos para ser um Fiador?

Na prática qualquer pessoa pode ser Fiador, desde que a Instituição Financeira aceite. No entanto, geralmente as pessoas que costumam ser solicitadas para serem fiadoras nas operações de Crédito Habitação são os familiares e as pessoas mais próximas dos titulares do Empréstimo.

Tendo em conta que o objetivo da apresentação de Fiadores é reforçar a operação de Crédito Habitação, alguns dos aspetos mais valorizados na análise do perfil dos Fiadores são: a afinidade e a relação com os titulares do empréstimo, os rendimentos, a estabilidade profissional e a existência de património.

 

Quais são as obrigações dos Fiadores?

Sempre que o titular do empréstimo não conseguir cumprir a sua parte do pagamento da dívida, ou seja, com as prestações do Crédito Habitação, os fiadores assumem esse compromisso, respondendo com os seus rendimentos, bens pessoais e patrimoniais.

 

Quando é que deixa de ser Fiador?

A fiança termina quando a dívida do Empréstimo é liquidada, isto é, quando o Crédito Habitação é amortizado na sua totalidade, ou quando o contrato de Crédito Habitação se extingue, por exemplo, porque se vendeu o imóvel ou se transferiu o Crédito Habitação.

 

Além dos fiadores que garantias podem reforçar o crédito?

Sim, além dos Fiadores existe uma outra garantia que se pode utilizar para reforçar o Crédito Habitação. Essa garantia chama-se Imóvel de Apoio e consiste na apresentação de um imóvel adicional (para além do imóvel que se está a financiar) para garantia do Empréstimo.

 

O que é e para que serve o Imóvel de Apoio?

O Imóvel de Apoio pode ser utilizado para reforçar a operação de Crédito Habitação, por exemplo, nas situações em que a percentagem de financiamento é muito elevada para o perfil dos clientes. Pode ser utilizado como Imóvel de Apoio um imóvel dos próprios titulares ou, por exemplo, o imóvel dos pais, avós ou outros familiares e amigos.

Um dos requisitos do Imóvel de Apoio é que este esteja livre de ónus ou encargos, ou seja, que não exista uma hipoteca sobre esse imóvel. Outro requisito, prende-se com o próprio imóvel, o seu valor e a sua localização, uma vez que este tem de ser aceite para garantia do Empréstimo.

 

Imóvel de Apoio - Como funciona?

Quando existe a necessidade de apresentar um Imóvel de Apoio para reforçar o pedido de Crédito Habitação, é realizada uma avaliação ao imóvel no sentido de determinar o seu valor de mercado. Se o imóvel for aceite como garantia, então, no dia da escritura ficará registada uma hipoteca sobre esse imóvel, correspondente a uma parte do Empréstimo. 

O Imóvel de Apoio apenas fica hipotecado por uma parcela do Empréstimo. A partir do momento em que essa parcela de Empréstimo é amortizada, por exemplo, através da amortização com as prestações mensais, a hipoteca é cancelada e o imóvel é libertado.

 

Fonte: UCI 


Veja também o artigo: 

Crédito Habitação: Burlas e fraudes

Comprar casa: Finalidades e tipologias de crédito habitação