É importante deter conhecimento sobre este tipo de crédito. O que é? Ora, um crédito hipotecário é nada mais nada menos que uma modalidade de crédito que possibilita a oferta, como garantia, de um bem por parte do requerente de modo a adquirir um financiamento por parte do banco que poderá ser penhorado em caso de incumprimento.

Quem pretende comprar casa recorrendo a financiamento bancário por vezes tira partido da prática de oferecer um bem como forma de garantia para o mesmo. Este processo tem algumas vantagens como:

  • Ajuda a negociar os juros mais competitivos;
  • Aumenta a probabilidade de deliberação positiva por parte da entidade financeira;
  • Aumentar o valor disponível para emprestar.

Porém, este método de crédito hipotecário tem contrariedades associadas. Perante esta situação deve avaliar a sua situação e necessidades de modo a compreender se vale a pena assumir o risco de colocar um bem em jogo.

A prática de venda fica suspensa no que toca ao bem concedido como garantia ao banco.

Apesar das suas limitações, é bastante facultada pelo seu maior nível de facilidade por parte da instituição financeira conceder o crédito ao requerente, pois a entidade estará sempre salvaguarda.

Para aprovação deste método de obtenção de financiamento, a instituição financeira irá avaliar a sua taxa de esforço e valor do bem hipotecado de modo a aferir o risco de incumprimento de pagamento da prestação. Além destas avaliações é também tido em conta o  Loan To Value e o seu histórico de créditos.

Taxa de Esforço. O que é? Como Calcular?

LTV (Loan-to-Value): O que é e quais as implicações noCrédito Habitação

 

Os riscos de um crédito hipotecário são uma realidade apesar das suas vantagens. Pode ser um método mais facilitado comparando com o crédito tradicional, contudo está em discussão o imóvel que apresentou como garantia. Em caso de incumprimento o requente sujeita-se a perder o mesmo.

Esta opção pode ser solicitada em qualquer instituição financeira, onde é exigida a apresentação de documentos que esclareçam a situação financeira e a documentação referente ao imóvel designado para hipotecar.

Ao aderir a este tipo de modalidade deve ter em conta que em caso de previsão de incumprimento poderá reconsiderar a estratégia e procurar soluções.

 

Fonte: SUPERCASA

 

Veja também o artigo:

Sabe o que é o LTV no crédito Habitação? Qual a sua importância e como calcular?

Planeamento de Crédito Habitação

O banco empresta sobre o valor de Aquisição ou de Avaliação?