“O Consultor Imobiliário vende casas e ajuda os clientes a encontrar um imóvel para comprar.”

Esta é uma forma bem simplista de entender a profissão e que está bem longe da verdade. E para compreender melhor, saiba que o trabalho de um Consultor Imobiliário tem em conta quatro parâmetros fundamentais:

  • Prospeção - Esta primeira fase relaciona-se com a análise do mercado de modo a deter um profundo conhecimento sobre o mesmo. Um Consultor Imobiliário deve saber tudo sobre a zona de atuação para poder fazer o seu trabalho o melhor possível.
  • Angariação - é uma das partes mais importantes do trabalho de um Consultor Imobiliário, especialmente quando há muita procura por propriedades, como acontece atualmente. Só com uma boa carteira de imóveis poderão dar respostas mais direcionadas aos desejos e necessidades dos clientes. Todavia, o processo de angariação é extremamente complexo e implica “avaliar o valor da propriedade, preparar uma apresentação de serviços e criar um plano de Marketing para explicar ao cliente como será conduzido o processo de venda.”

            Dicas para a Angariação de Imóveis

  • Venda - Não é um processo tão simples como: “tenho um imóvel que corresponde ao pretendido pelo meu cliente e fecho a venda.” Num mercado tão competitivo como o de hoje, é necessário ter conhecimentos adicionais para concretizar a venda, nomeadamente de arquitetura, design de interiores e até requisitos legais.

  • Acompanhamento e gestão de clientes - Comprar uma coisa implica um grande investimento, a reunião de diferentes tipos de documentos e, como tal, quanto maior for a ajuda do Consultor Imobiliário nesse sentido, mais apoiados os clientes se irão sentir. E como se costuma dizer que a melhor, e mais antiga, estratégia de Marketing é o passa a palavra, fazer uma venda bem-sucedida com o devido apoio aos clientes poderá atrair mais clientes no futuro. É importante ter a noção de que a relação com os clientes não termina com a venda.

 

Ser Consultor Imobiliário: sim ou não?

Vantagens:

  • Construir uma carreira profissional sólida;
  • Flexibilidade de horários;
  • Participar ativamente na realização de sonhos dos clientes;
  • Sem limite de idades;
  • Remuneração atrativa – à base de comissões;
  • Aumentar conhecimentos gerais;
  • Conhecer pessoas novas frequentemente.

Desvantagens:

  • Demorar para alcançar o sucesso;
  • Ter um horário flexível implica trabalhar fora de horas incluindo fins-de-semana;
  • Poderá haver meses sem qualquer rendimento;
  • Lidar com diferentes pessoas, diferentes personalidades;
  • Saber dar resposta adequada a diferentes expetativas.

 

Fonte: Ekonomista

 

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