No momento de vender o seu imóvel, é necessário decidir em contrato uma Agência Imobiliária, dado que, uma agência competente aconselhará e acompanhará todo o processo, dando-lhe as indicações precisas para obter os melhores resultados.

Lembre-se que um imóvel é um produto de alto valor, pelo que pequenos erros podem custar milhares de euros.


Neste sentido, para ter sucesso e otimizar resultados, siga as seguintes dicas:

 

#1 - Documentação

Tenha toda a documentação pronta para vender o seu imóvel, não deixe nenhum assunto por tratar posteriormente. Quem vai comprar gosta de certezas, ter tudo pronto facilita a negociação.

 

#2 - Valor de venda

O valor de venda de um imóvel é uma matéria muito sensível, convém colocar um valor adequado. Sabemos que como vendedor, pretenderá sempre o valor mais alto possível, mas tenha atenção, um preço desajustado pode influenciar negativamente a imagem do imóvel no mercado e prejudicar o resultado final.

Para saber quanto vale o seu imóvel de forma rápida e fácil, a Maisconsultores utiliza uma ferramenta de Avaliação de Imóveis, que irá comparar a informação da sua casa com dados reais de mercado, definindo um preço final com base no mercado atual. Entre em contacto com um dos nossos Agentes Imobiliários.

 

#3 - Imagem

A primeira sensação que um interessado tem quando visita a um imóvel é fundamental. Só existe uma possibilidade em causar uma boa primeira impressão. Por isso, preparar o imóvel para visitas é essencial para obter um bom resultado.

Arranje os pequenos problemas, a porta que não fecha bem, a tomada fora do sítio, tenha atenção aos pormenores, tenha sempre o imóvel limpo e arrumado quando for altura de visitas;   

 

#4 - Divulgação

Para encontrar potenciais compradores interessados tem de promover a sua casa.

Antes de começar a publicidade tem de pensar em 2 coisas, qual o público-alvo do seu imóvel, e onde divulgar.

Neste sentido, divulgar o imóvel num dos principais portais imobiliários é uma saída simples e eficaz para vender o imóvel rápido. Isso porque, além de um alto número de interessados, ainda é possível contar com a ajuda de especialistas. Os Agentes Imobiliários Maisconsultores têm ao seu dispor o acesso aos principais portais imobiliários do país.  

 

#5 - Fotos e vídeos

Se vai divulgar o seu imóvel online, tem obrigatoriamente de ter fotos e de preferência também um vídeo. A qualidade mais uma vez é diferenciadora, pense bem se contrata um profissional ou se prefere fazer você o trabalho.       

 

#6 - Atendimento

Prepare-se para atender telefonemas e responder a solicitações nas plataformas onde anunciou o imóvel, seja simpático e disponível, tente perceber a motivação e capacidade do interessado para evitar visitas desnecessárias, prepare-se para ouvir críticas, habitualmente sobre preço.

Ao colocar à venda particularmente, vai com certeza, ser contactado por vários Agentes Imobiliários, não feche portas, lembre-se que o seu objetivo é vender e pelo melhor valor possível, e os Agentes Imobiliários andam todos os dias no mercado e podem ter o cliente certo para o seu imóvel.

 

#7 - Visitas

Prepare-as, tenha a casa limpa e arrumada, tente despersonalizá-la o máximo possível, receba as visitas fora de horários de refeições e de afazeres, pois deve ter total disponibilidade para o interessado, preferencialmente deverá ser uma hora em que a casa esteja vazia e que dê para ver bem a exposição solar.

Deixe o interessado à vontade, e lembre-se que o objetivo é vender, se houver críticas ao imóvel não se ofenda, nem leve a situação para o campo pessoal, é uma situação que ocorre com frequência e não quer dizer que o interessado que critique não compre.       

 

#8 - Financiamento

Em valores avultados como o de um imóvel, é normal o interessado recorrer a financiamento. Caso o interessado não tenha acompanhamento ainda, é importante disponibilizar esse acompanhamento, existem profissionais, chamados intermediários de crédito que podem ajudar, tenha um destes profissionais preparado o ajudar quando necessário.

 

#9 - Contratação

Fechou negócio, acordou os valores de venda, valor de sinal, prazo para escritura ou contrato definitivo. Contrate um solicitador, um advogado ou notário para tratar da elaboração do contrato promessa de compra e venda de forma a garantir os deveres e os direitos de ambas as partes.

 

Fonte: SUPERCASA


Veja também o artigo:

Vender casa sozinho ou recorrer a uma Agência Imobiliária?

Vender casa: Dicas para escolher uma Imobiliária

Vender a casa: Erros a evitar