No momento de vender uma casa, escolher a melhor Agência Imobiliária é fundamental para que todo o processo decorra sem sobressaltos.

Caso venda ou compre uma casa, a ajuda de uma Agência Imobiliária irá facilitar todo o processo. Há diversas agências no mercado, no qual se deve analisar alguns fatores para efetuar uma boa decisão.

Neste sentido, apresentamos determinados componentes essenciais para saber diferenciar as diversas Agências Imobiliárias.

 

Estrutura da agência

As imobiliárias diferem muito em termos de estrutura. Algumas dispõe de muitos consultores e muitos imóveis angariados/disponíveis, sendo um serviço em escala e normalmente mais standard. Outras preferem manter o tamanho inferior, certificando acompanhamento direto, próximo e personalizado.

Geralmente, uma agência de estrutura maior tem ao seu dispor uma carteira de clientes mais versátil e completa, garantindo clientes para todos os tipos de imóveis.

 

Tipo de Imóvel

O tipo de habitação que se pretende vender também pode ser um componente a considerar na altura de escolher com quem vender a sua casa. Há várias agências especializadas no mercado de luxo, excelentes para casas únicas com procura muito específica, outras mais focadas na área residencial mais comum.

Assim, deve-se analisar qual o tipo da casa que se querer vender e ver que possibilidades no mercado parecem mais adequadas.

 

Zona

Diversas Agências Imobiliárias focam-se em zonas específicas de Portugal, tornando-se especialistas naquela área em questão. Isso pode trazer vários benefícios, uma vez que estão mais informadas sobre os preços de mercado, conhecem bem a oferta disponível na zona e os melhores preços a praticar.

Por outro lado, há agências com áreas de atuação em diversas cidades do país, tendo um conhecimento genérico da variação de preços, oferta e procura de várias zonas.

 

Objetivo de venda

Outro fator a considerar é o objetivo de venda. Isto é, existe alguma pressa na venda, pretende negociar o valor? Ou não se tem pressa, por isso pretende esperar até encontrar o cliente ideal?

Este pode ser um componente fundamental para selecionar a Imobiliária indicada, sempre relacionado ao tipo de imóvel que se está a vender.

 

Tipo de contrato

Determinadas agências trabalham com regime de exclusividade, outras não. Este fator pode ser negociado entre o vendedor e a agência, de modo a garantir os objetivos pretendidos.

Por vezes dar o exclusivo a uma agência nos primeiros meses pode ser bom, tudo depende do objetivo de venda.

 

Comissão

A comissão não costuma diferenciar muito de agência para agência, sendo a média mais comum os 5% de comissão.

Este valor é sempre pago pelo vendedor da casa, não pelo comprador. Assim, é essencial analisar o que está abrangido nessa comissão, como as taxas de impostos associadas e outros encargos extra.

 

Consulte as nossas Agências e entre em contacto com um dos nossos Consultores para fazer as perguntas certas e conhecer as vantagens que temos para lhe oferecer. 


Fonte: SUPERCASA


Veja também o artigo: 

Vender casa: Dicas para detalhes e reparos a fazer

Saiba como avaliar um imóvel de forma precisa