Com o objetivo de modernizar a administração pública e com isso gerar ganhos de eficiência para os serviços e cidadãos, o Estado lançou em 2007 o serviço Casa Pronta com o propósito de facilitar num único balcão a otimização de toda a documentação relacionada com a compra e venda de casa, bem como agilizar todos os processos que tenham a ver com a preparação das escrituras.

Este serviço permite aos cidadãos tratar de todos os procedimentos relativos com a aquisição e registo de um determinado imóvel, num único momento, sem filas e sem ter a necessidade de se deslocar a vários outros serviços.

 

O que pode ser efetuado no balcão do serviço Casa Pronta?

Entre as diferentes e várias formalidades que podem ser realizadas ao balcão do serviço casa pronta destaca-se:

Todas estas situações evitam que os cidadãos se desloquem a vários serviços, gastando tempo e dinheiro e assim é certo que nestes balcões a pessoa sai de lá já com tudo tratado.

 

Onde pode ser encontrado este serviço?

O serviço Casa Pronta pode ser facilmente encontrado a nível nacional bastando para isso aceder ao site Casa Pronta onde vai encontrar todos os balcões que dispõem deste serviço.

Apenas tem de escolher o que se situa na sua área geográfica que lhe for mais conveniente.

Além disso, este serviço pode ser encontrado nas instalações do IRN - Instituto dos Registos e do Notariado, nas Conservatórias do Registo Predial e nos Balcões de Atendimento de Conservatórias com serviço de registo predial.

 

Quanto custa o serviço Casa Pronta?

Ao utilizar o Casa Pronta pode poupar, em média, 70% do montante global, que terá de despender pelos procedimentos atrás referidos.

Os custos para usar este serviço são respetivamente:

  • 375 euros para um único ato relacionado com o registo e/ou hipoteca
  • 700 euros para situações em que se verifiquem mais que um ato de registo (compra e venda de casa com recurso a financiamento bancário);
  • 500 euros caso na compra de habitação seja usada a conta-poupança no âmbito do processo de um Crédito Habitação.

Refira-se que os custos variam consoante o tipo de processo e o número de prédios ou casas para registo. Por cada casa ou prédio adicional, acrescem 50 euros.


O serviço Casa Pronta veio facilitar a vida dos cidadãos, ao permitir que se trate num único local de toda a documentação relacionada com a compra e venda habitação. A poupança de tempo e dinheiro é por demais notória.

 

Fonte: Doutorfinanças 


Veja também o artigo: 

Escritura da casa online está disponível a partir de hoje