A avaliação de imóveis é uma das rotinas dos processos de Crédito Habitação e um dos passos determinantes para viabilizar, ou não, o negócio.

 

Como é que se processa a avaliação de imóveis?

 

Passo 1: O pedido de avaliação de imóveis

Os bancos precisam da avaliação do imóvel para garantir que é aferido o seu justo valor e que o contrato de Crédito Habitação assenta numa base credível. Como tal, no início do processo, seja de compra de nova habitação ou de transferência de crédito, vai apresentar-lhe este custo. Sendo um encargo do cliente, não se esqueça de contabilizar este valor quando estiver a fazer contas ao custo do crédito.

 

Passo 2: Os serviços de um avaliador independente

O pedido de avaliação é feito pelo banco, mas não é este que a realiza. Para garantir a isenção e a credibilidade, são contratados os serviços de uma entidade especializada independente, que tem as competências e experiência necessárias.

 

Passo 3: A visita do perito

Será, então, contactado pelo perito designado para a avaliação do seu imóvel, que à partida terá experiência em avaliação de imóveis na localização e na categoria do imóvel que pretende comprar. Agendada a visita, o perito avalia o estado de conservação, faz medições e tira algumas fotografias.

 

Passo 4: Relatório de avaliação

O perito prepara o relatório de avaliação, que deve conter, entre outros elementos:

  • Descrição pormenorizada das características do imóvel;
  • Fundamentação do método de avaliação escolhido e dos pressupostos que foram tidos em conta, como a volatilidade ou as condições temporárias do mercado;
  • Descrição de eventuais reservas à análise que o perito possa ter;
  • Identificação do valor de avaliação do imóvel, quer na perspetiva do valor do bem hipotecado, quer na perspetiva do valor de mercado do imóvel.

 

Com os dados na mão, o banco e o cliente tomam a decisão sobre os contornos do contrato de crédito. Se tiver dúvidas ou quiser recorrer a outras fontes para ter métricas de comparação, pode sempre optar pelo Portal das Finanças, que dispõe de um serviço de avaliação de imóveis. Neste caso, tem a vantagem de ficar já a saber quanto vai pagar de impostos, caso avance com o negócio.

 

Fonte: Twinkloo

 

Veja também o artigo:

Crédito Habitação: Avaliação bancária de imóveis

O banco empresta sobre o valor de Aquisição ou de Avaliação?