Sempre que decide comprar uma casa com o recurso a um Crédito habitação, um dos passos que tem de ser dado é a avaliação bancária do imóvel. É com base nesta avaliação que o banco determinará o valor do empréstimo a conceder. Além disso, é também um indicador importante para monitorizar a evolução do mercado imobiliário.


Avaliação bancária de imóveis: como se processa?

A avaliação bancária de casas é feita por um perito habilitado para realizar esta tarefa. Nesse sentido, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), disponibiliza uma lista dos peritos avaliadores de imóveis registados. Estes visitam a casa para determinar o seu valor e elaboram um relatório de avaliação que é entregue ao banco e ao cliente bancário. 

Pois bem, a avaliação é feita com base em diversos critérios. Por exemplo, a localização do imóvel, o seu estado de conservação, a área do mesmo, a qualidade da construção, as comodidades oferecidas pela habitação e o valor do metro quadrado (m2) na localidade onde se situa, entre outros aspetos.

Outro ponto importante a ressalvar é que este não é um processo exclusivo das operações de compra e venda de imóveis. Aplica-se igualmente em situações como a transferência de Crédito à Habitação ou a partilha de heranças.

 

Como tem evoluído a avaliação bancária de imóveis?

É possível acompanhar a evolução das avaliações que os peritos fazem às habitações em Portugal. O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica todos os meses o “Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação”, com base nas habitações avaliadas pelas instituições bancárias, no âmbito dos processos de pedido de crédito à habitação em todo o país.

Estes dados constituem um importante barómetro do setor imobiliário, pois reflete as dinâmicas do mercado de habitação e as diferenças entre as diversas regiões. No fundo, dão a conhecer como o setor bancário está a avaliar as casas.

Analisando os dados do último inquérito, verifica-se que o valor mediano da avaliação bancária continua a subir, tendo registado em fevereiro um novo máximo histórico: 1.314 euros por metro quadrado. Contas feitas, o valor de m2 da avaliação de imóveis em todo o país registou um crescimento de 11,9% relativamente ao mesmo mês do ano passado.


Se está a equacionar comprar uma casa, procure aconselhamento com os nossos profissionais. A Maisconsultores tem vários imóveis disponíveis, ideais para o que procura.


Fonte: ECO


Veja também o artigo: 

O banco empresta sobre o valor de Aquisição ou de Avaliação?

Avaliação bancária: m2 das casas sempre a subir

Saiba como avaliar um imóvel de forma precisa