Os clientes do ramo imobiliário mudaram os seus comportamentos na procura por um novo lar, seja para comprar ou alugar. Eles estão mais exigentes e a grande maioria utiliza a internet para ter os primeiros contatos com o sonhado imóvel. E como diz o ditado “uma imagem fala mais que mil palavras”, as fotos precisam estar boas para que chame atenção dessas pessoas e para que elas sintam vontade de visitar esse imóvel.

Por outro lado, tirar boas fotos hoje não é uma grande dificuldade, a maioria dos telemóveis atuais possuem fotos de alta resolução que ajudam os Consultores Imobiliários (ou a pessoa responsável pelas fotos dos imóveis da sua imobiliária) a melhorar a fotografia imobiliária. Com algumas dicas é possível que as imagens fiquem parecidas com as de fotógrafos profissionais.

 

Se deseja atrair mais clientes para seu negócio, veja as dicas que daremos hoje para melhorar a sua fotografia imobiliária.

 

TENHA UM BOM APARELHO

Primeiro de tudo é necessário ter um aparelho que consiga produzir uma boa resolução de imagem. Pode ser um telemóvel, câmaras digitais ou semi profissionais (que atualmente são de fácil acesso no mercado).

A resolução de uma imagem significa a quantidade de pixels existente em uma polegada quadrada da imagem, ou seja, quanto mais pixel a sua imagem tiver, mais riquezas de detalhes vai conseguir transmitir para o seu cliente. A imagem fica mais “completa” e também mais bonita.

Uma dica que deixamos aqui é que a imobiliária, dependendo de seu tamanho, pode comprar uma câmara e deixar em stand by para que o Consultor Imobiliário possa usar para fotografar um imóvel ou ter o seu próprio serviço de fotografia imobiliária. Dessa forma todas as imagens do seu site terão a mesma qualidade em relação à resolução.

 

O TELEMÓVEL PODE SER UM ALIADO

Mesmo que a imobiliária não tenha disponibilizado uma câmara para os consultores, todos eles ainda possuem seus telemóveis. Atualmente são poucos os telemóveis que não oferecem boa resolução de imagem. A grande maioria dos aparelhos atuais possuem o HDR que auxilia numa maior qualidade de imagem.

O HDR consiste em tirar de 3 fotos de uma só vez, alternando o tempo de exposição do obturador da câmara, ou seja, algumas fotos saem escuras e outras mais claras. Ele reúne todas as fotos capturadas em uma só, trazendo ricos detalhes numa única foto, fato que não é possível em uma foto normal. Dessa forma o brilho de uma imagem e o contraste de outra resulta em uma imagem mais viva e harmônica.

 

ACESSÓRIOS QUE VALORIZAM A IMAGEM

Continuando na ideia de usar o próprio telemóvel para tirar fotos dos imóveis, encontramos alguns acessórios que podem valorizar essas imagens, como deixar a câmara com a lente mais aberta e conseguir pegar um ambiente maior. 

A dica aqui é usar uma lente grande angular, ela aumenta o espaço que a câmara do telemóvel consegue capturar. É um investimento pequeno e que faz toda a diferença para fotos de imóveis. Consiste em um clipe que encaixa no telemóvel, podendo tirar e colocar no momento que preferir.

Sabe as temidas fotos de casa de banho e lavandaria de apartamento que sempre ficam cortadas e não conseguem mostrar tudo o que o cômodo oferece? É aqui que o telemóvel com a lente mostrará uma grande diferença. Em áreas comuns, como sauna, por exemplo, também ajudaria ter essa lente.

 

AMBIENTE ARRUMADO TRANSMITE LIMPEZA

Além das características técnicas, é importante ressaltar que fotos com cômodos organizados passam uma impressão de ambiente mais limpo, além de os deixar a parecer alguns metros maiores.

Esse assunto é um pouco delicado, por que às vezes a pessoa que está no imóvel para fotografar fica inseguro em pedir para que o proprietário da casa arrume o espaço. É importante que na hora de agendar o dia de tirar as fotos, seja especificado ao cliente que é necessário o imóvel estar organizado para ter uma foto mais comercial.

Outra dica importante é retirar objetos muito pessoais, para tornar a casa mais amigável para quem estiver a ver as fotos. Por exemplo, uma sala que possui quadros grandes da família, além de expor essas pessoas, torna o ambiente muito pessoal e o futuro locatário ou proprietário pode acabar bloqueado na visão de uma nova vida no local.

 

INVISTA NA TÉCNICA HOME STAGING

A técnica home staging consiste em produzir um imóvel que está à venda para deixá-lo mais atraente ao cliente, fazendo com que, ao visitar o espaço, ele veja não só uma estrutura, mas um estilo de vida.

Pode ser aplicada de algumas formas, e uma delas é o profissional do “stager” (que pode ser um consultor com esses conhecimentos) contratar algum fornecedor de móveis para organizar o imóvel e quando a casa é vendida, os móveis são devolvidos. Pode se também entrar em acordo para que o cliente além do imóvel, leve os móveis, embutindo o valor deles na venda final.

O interessante é aproveitar essa técnica não só para visitas, como explicamos no artigo sobre o home staging, mas sim tirar fotos para que tenha tudo registado para futuros clientes.

 

Tirar boas fotos não é tão difícil quanto muitos pensam e pode trazer muitos clientes interessados para sua imobiliária, através do seu site ou de portais imobiliários. Com alguns truques é possível fazer belas fotos e são formas simples, mas efetivas de fazer imagens bonitas e harmônicas.

 

 

Fonte: Nextone


Veja também o artigo: 

O que é o Marketing Imobiliário? Como elaborar um Plano de Marketing Imobiliário?

Vender a casa: Erros a evitar