A Ficha Técnica de Habitação é um documento que permite obter informação fundamental sobre a Habitação que pretende adquirir, funciona como um bilhete identidade do mesmo. Contém informações como as características técnicas e funcionais de um imóvel para habitação, data final de obras de construção, reconstrução, ampliação ou alteração do prédio.

Se não existir este documento, a escritura de comprar e venda do imóvel não poderá ser realizada. Quando recorrer ao Crédito Habitação, a instituição financeira não lhe irá ceder sem primeiro verificar que a Ficha Técnica de Habitação foi entregue ao cliente.

 

Principal objetivo da Ficha Técnica de Habitação

O Decreto-Lei n.º 68/2004, de 25 de março, e o seu modelo aprovado pela Portaria n.º 817/2004, de 16 de julho, estes são a base legal da Ficha Técnica da Habitação.

O reforço nos direitos dos potenciais compradores do imóvel a toda a informação e proteção dos seus direitos económicos quando efetuada a compra, é o principal objetivo deste documento.

Esta ficha é solicitada apenas a imóveis que foram foco de obras de reconstrução, ampliação ou alteração, depois da entrada em vigor da legislação que a abrange, ou seja, após 30 de março de 2004.

 

Elaboração do documento

A Ficha Técnica da Habitação (FTH) é feita pelo promotor imobiliário, cujo reúne todas as informações mencionadas acima, em conjunto com o técnico responsável da obra, estando ambos a trabalhar em simultâneo e acordo.

Após a sua elaboração e devidas assinaturas, o promotor deve dirigir-se a uma câmara municipal da área do imóvel, e entregar um exemplar.

 

Informação errada na FTH

Se ao consultar a Ficha Técnica de Habitação notar que não corresponde com a obra realizada, é implementado um processo de contra ordenação pelo IMPIC – Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção.

Terá de se apresentar nos serviços do IMPIC, com toda a papelada relativamente ao documento.

 

Acesso ao documento

Apenas quando compra o imóvel e efetua a escritura é que recebe a FTH. Contudo, terá sempre acesso a uma cópia facultada pelo profissional.

 

Informações

Este documento pode ser encontrado em formato digital nas páginas do IMPIC, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e no Instituto do Consumidor. A ficha não pode ser manuscrita, só poderão estar presentes as devidas assinaturas, tem de ser elaborada em português, de forma clara e percetível, contendo as seguintes informações:

  • O loteamento e/ou empreendimento;
  • O apartamento;
  • Outras informações obrigatórias e complementares;
  • O promotor e a equipa técnica.

Após efetuada a compra do imóvel e assinada a escritura, o documento passa a ser do comprador do imóvel que deve garantir a sua preservação e em caso de venda transferir para o novo proprietário.

 

Fonte: SUPERCASA

 

Veja também o artigo:

Contrato-Promessa Compra e Venda (CPCV)

Escritura de compra e venda: Saiba o que é e como funciona