Com o mercado em alta, a Mediação Imobiliária acompanha a subida com o aumento do número de transações, número de novas licenças, número de novas lojas e consequentemente do número de Consultores Imobiliários. O setor das Atividades Imobiliárias é um dos que mais tem contribuído para o facto de estarem a nascer mais empresas em Portugal.

Importa saber, como tornar o Consultor Imobiliário mais profissional e como recrutar e reter os melhores profissionais

Todos querem saltar para esta atividade com a promessa de dinheiro rápido e fácil, todos querem ser Consultores Imobiliários, e uma grande parte vai saltando de empresa em empresa e de marca em marca à procura da oportunidade até que percebem que não é rápido nem fácil, acabando por sair sem a concretização do tal sonho e das tais promessas que algumas empresas e o próprio mercado parecem dar sem revelar que para ser um Consultor Imobiliário produtivo é necessária formação, dedicação, entrega e muita atitude.

 

O que se passa no setor da Mediação Imobiliária em Portugal?

Será que isto acontece apenas em Portugal, ou também se vive a mesma situação noutros países?

No geral, a mediação imobiliária tem por base sistemas colaborativos de remuneração, ou seja, os consultores recebem única e exclusivamente pelos resultados da sua produção que se traduz em transações de angariação, venda, arrendamento e trespasse, sendo que a comissão da transação é dividida pelo percentual acordado entre o Consultor Imobiliário e empresa de Mediação Imobiliária com quem colaboram.

Este negócio depende única e exclusivamente dos resultados de quem exerce a atividade e muitas destas pessoas não têm bases empreendedoras, porque na maioria das vezes transitam do mercado de trabalho dependente, onde a remuneração é contínua, fixa e apenas em alguns casos fixa com variável.

O Consultor Imobiliário é um trabalhador por conta própria?

 

É possível criar Consultores Imobiliários produtivos?

Sim, é esse o papel do mediador (Broker), que é quem detém a Agência Imobiliária e quem tem a importante missão de selecionar, recrutar, formar e gerir empreendedores produtivos para atividade de Mediação Imobiliária.

O sucesso começa no recrutamento, que tem de estar em linha com a cultura, ou seja, com a Visão, Missão, Valores e por consequência lógica, com o sistema da empresa de mediação. Cada empresa deve seguir uma linha orientadora e desenvolver a sua própria cultura, que a diferenciará das demais e atrairá pessoas que se identificam com a sua forma de estar na atividade. É com base na cultura que o recrutamento deveria funcionar e não com a promessa tentadora de dinheiro rápido e fácil.

Quanto ganha um Consultor Imobiliário?

 

Comissões, sim ou não?

Estimular candidatos apenas pelas comissões que vão poder ganhar é o primeiro passo para criar mercenários e não Consultores Imobiliários éticos, produtivos e fidelizados. A comissão é uma consequência do objetivo que deve ser sempre prestar um serviço de excelência.

O recrutamento só deve ser considerado finalizado quando a pessoa recrutada ganha autonomia para começar a trabalhar, sendo que na maior parte dos casos a autonomia começa a surgir após três meses da entrada da pessoa. Depois é necessário manter a pessoa associada à sua empresa de Mediação Imobiliária. Como é que isso se faz? Não será pela comissão, mas pela rentabilidade que a sua produção lhe trará.

As três principais razões pelas quais os Consultores Imobiliários com pelo menos dois anos de retenção e resultados se mantêm na empresa onde trabalham são as seguintes:

  • Apoio e Coaching;
  • Formação Contínua;
  • Cultura da Empresa (ADN, Visão, Missão, Valores).

Um cenário que muda no caso dos profissionais com mais de três anos na empresa onde trabalham, que hierarquizam os motivos para retenção da seguinte forma:

  • Espaço, escritório, loja onde operam;
  • Poder da Marca;
  • Apoio e Coaching.


O que esperam os agentes quando são recrutados:

  • Acolhimento e integração com as pessoas e cultura da empresa;
  • Apoio na definição do seu Plano de Negócio com o objetivo de os fazer crescer e atingir os seus objetivos;
  • No caso de agentes com experiência, total apoio na transição dos seus negócios em curso.


Comparando as expectativas iniciais com a experiência efetiva de integração. Eis as conclusões:

  • Integração escassa e não existência de estruturas de apoio;
  • Fraca preparação dos mediadores (ou brokers) e atrasos ou resistência ao nível de adoção de tecnologia de apoio ao negócio e pessoas;
  • A produtividade dos novos agentes não é prioritária para a empresa.

Para ter Consultores Imobiliários produtivos na sua equipa, independentemente da fase de mercado que se esteja a viver, tem de se focar na sua cultura, na gestão de expectativas, na fase inicial da integração, mas principalmente nas fases seguintes de retenção, para garantir uma melhoria da taxa de permanência de consultores produtivos na sua empresa.

 

Fonte: Idealista

 

Veja também o artigo:

MaisConsultores dá 1 milhão de euros em prémios aos seus Consultores Imobiliários

Motivos para se tornar Consultor imobiliário!