Efetuar um Estudo de Mercado Imobiliário é essencial para determinar o valor de mercado do imóvel, isto é, o valor da transação entre um comprador e um vendedor.


O estudo de mercado ajuda a que ambas as partes tomem conhecimento de todas as ocorrências mais importantes e sem se preocuparem com pressão ou desigualdade de circunstâncias. 


Recorrer a um método comparativo é o mais usual nestes estudos, usufruindo do princípio da substituição, por outras palavras quando um comprador está informado não aparenta estar inclinado a pagar um valor mais alto por uma habitação comparando com outra semelhante. 


Reunir o máximo de informação possível relativamente aos dados presentes no Mercado Imobiliário ou transações recentes em determinada área, onde está localizado o património a avaliar, faz parte do processo de avaliação de modo a determinar as semelhanças entre os imóveis. Por meio do Método de Comparação de Mercado é possível estipular o montante de patrimônio imobiliário, este método ajuda a encontrar o ponto fundamental à análise de transações de imóveis semelhantes. 


Ao realizar uma análise de transações mais extensa alcança um valor estimado sobre quais são as tendências de mercado na atualidade e reúne ainda todas as características do imóvel, que irá determinar a contribuição ao valor final com o dever de ser refletida justa e ponderadamente.  


Quando pretende vender um imóvel, o vendedor opta por um valor correspondente às suas necessidades, seja para pagar dívidas ou obter lucro para outros investimentos. Contudo, o valor estipulado para venda de um imóvel tem de corresponder aos seguintes critérios: 

  • Tipologia do imóvel e respectiva área; 
  • Particularidades específicas do imóvel;
  • Estado de conservação;
  • Transações, valores e tempo de presença no mercado de imóveis comparáveis;
  • Localização do imóvel e a sua envolvência. 


A oferta de mercado é bastante extensa, com variedade e individualidade de propostas que não facilita a estipulação de uma tabela de preços. É necessário recorrer a um profissional na área para agir na avaliação dos imóveis. Quando tiver interesse em colocar o seu imóvel à venda, os nossos Consultores Imobiliários podem ajudar ao efetuar um estudo de mercado para encontrar o valor de mercado adequado e justo para o seu imóvel. 


Clique aqui e entre em contacto com um dos nossos Consultores Imobiliários.



Fonte: SUPERCASA




Veja também o artigo:


Quais as questões que deves colocar ao Consultor Imobiliário?

O que faz um Consultor Imobiliário? Quais as suas funções?