Geralmente na Mediação e na contabilidade para Imobiliárias,
o primeiro plano do negócio que um potencial empreendedor faz, é mental, e só
tem três rubricas:
- Número de imóveis mediados (vendidos) por mês;
- Comissão de cada negócio;
- Lucro (somatório das comissões).
Vamos a um exemplo: O Sr. “A. Sonho”, um dia pensou: “VOU ABRIR UMA IMOBILIÁRIA!” Foi aí que começou a fazer contas:
- se eu vender 4 casas por mês por um valor médio de 200.000€/cada;
- se a comissão cobrada em cada negócio for de 5%;
- então terei por mês um rendimento de 40.000€;
Resultado do plano de negócio mental: sem dúvidas, negócio
viável.
No setor da Mediação Imobiliária existe a ideia de que o
dinheiro se ganha de forma muito fácil, quando na verdade existem grandes
obstáculos a ultrapassar. A empresa/agente terá de ter uma boa dose de
paciência, boa organização administrativa, um marketing dinâmico e muita
formação dos agentes/consultores que lá irão trabalhar.
Alguns conselhos para vencer na atividade:
- Ter um objetivo claro;
- Não pensar apenas na realização financeira;
- Ter resposta para a seguinte pergunta: porque é que se pretende exercer esta atividade?
- Verificar quais as competências próprias (do empreendedor);
- Adquirir através de formação, competência em áreas que o empreendedor não domina;
- Definir uma zona de atuação (parte operacional no negócio);
- Ter um modelo de negócio;
- Elaborar um plano de negócio.
Qual a importância da formação na Mediação Imobiliária?
A falta de regulamentação adequada e rigorosa, não filtra
adequadamente os agentes que trabalham na mediação, por consequência, existe
muita gente de fracas qualificações no setor. A formação é urgente e deveria
ser obrigatória.
Num futuro próximo, só quem se destacar no conhecimento,
competências técnicas e qualidade do serviço terá condições para vencer na
Mediação Imobiliária.
O Mercado imobiliário está em constantes alterações e os
Agentes Imobiliários precisam de estar atualizados e conhecer as mudanças a
nível tecnológico, da globalização, das necessidades do cliente, das técnicas
que utilizam para promover os imóveis e para trabalhar com os compradores.
Conclusão
Quando alguém pretende ABRIR UMA IMOBILIÁRIA a primeira
coisa que faz é constituir a empresa, a segunda é pedir a licença AMI e a
terceira é enfrentar as dificuldades.
Os potenciais empreendedores começam sempre pelo mais fácil,
quando na realidade, deveriam simular o negócio para verificar todas as
dificuldades que o futuro lhes reserva.
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Fonte: Contaonline
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