Decidiu que quer abrir um negócio? Parabéns.
Não se preocupe se, face ao seu perfil empreendedor tiver dúvidas sobre o caminho mais adequado: apostar num Franchising ou abraçar e desafio de criar um negócio próprio do zero?
Talvez não exista a solução ideal, mas convém perceber os
prós e os contras de cada opção.
Existem vários fatores que poderão indicar-lhe a resposta
mais adequada para o seu caso.
Empreendedorismo: Franchising ou Negócio Próprio?
Quando pondera tomar a decisão de abrir um negócio, há
vários fatores a considerar:
- o modelo a adotar e sua viabilidade;
- a localização;
- e, obviamente, toda a operação financeira envolvida e potencial de rentabilidade.
Embora existam várias opções, os dois modelos mais comuns
são a abertura de um negócio próprio ou a adesão a uma rede de Franchising.
Desafios e Oportunidades
A maior dificuldade em abrir um negócio próprio prende-se
com o risco. Embora possa ser elaborado um plano de negócio cuidado, há que ter
em consideração a reação do mercado, a procura e a concorrência, a definição de
uma proposta de valor sólida a atrativa, o marketing e as vendas, bem como a
gestão e a organização interna.
Há ainda que ter em atenção a experiência de gestão (ou a sua ausência) do potencial empresário.
No caso do Franchising muitas destas dificuldades são ultrapassadas de forma mais rápida e eficaz. Por definição o Franchising traduz-se numa relação de cooperação de longa duração entre duas entidades, jurídica e financeiramente independentes, o Franchisado e o Franchisador. Desta forma, a base deste relacionamento assenta na cooperação e colaboração entre a empresa detentora da marca, o Master Franchising, e as empresas Franchisadas.
Existe um modelo de negócio testado - com maior ou menor
sucesso, bem certo -, um desenho da operação ideal, um conhecimento mais ou
menos profundado do mercado e do consumidor, bem como, muitas vezes, apoio de
gestão e comercial.
Escolha Alinhada com o seu Perfil de Empreendedor
Risco
A opção do negócio próprio oferece mais autonomia e permite tomar todas as decisões inerentes ao negócio - é uma audaz aventura em nome próprio. No entanto, o risco é, obviamente muito maior: tudo depende de si.
Numa rede de Franchising já estabelecida e de sucesso, os
riscos são avaliados à partida e o modelo de negócio já estará testado em
várias unidades em funcionamento, tendo sido moldado para acautelar os
principais riscos e dificuldades. Por outro lado, tem uma oferta definida e
segmentos de clientes estabelecidos, o que diminui bastante o risco.
Liberdade de Ação
Uma das maiores vantagens de pertencer a uma rede de Franchising
prende-se com a oferta de formação e apoio por parte dos responsáveis da marca.
É do seu próprio interesse que todas as unidades Franchisadas tenham sucesso,
pelo que fará de tudo para garantir o seu crescimento e rentabilidade. Porém, o
modelo poderá não permitir muitas variações, dependendo do tipo de Franchising.
Investimento Inicial
O retorno do negócio está sempre diretamente ligado com a sua estrutura de custos. Na criação de um negócio próprio, e tendo em conta o comportamento dos consumidores/ clientes atuais, há que garantir um sólido plano estratégico de marketing bem como um investimento apropriado em comunicação e divulgação.
Por sua vez, numa rede de Franchising, ainda que a
comunicação local seja da responsabilidade do Franchisado, há toda uma dinâmica
nacional e até internacional que está pré-definida, criada e pensada para
determinados objetivos. Há uma marca (re)conhecida no mercado. Porém, todos
estes atos têm um custo: todo e qualquer Franchising implica o pagamento de uma
licença, royalties e taxa de publicidade.
Gestão de Expectativas
O Franchising obriga ao cumprimento de determinados objetivos que, consoante a área de negócio, podem estar relacionados com valores mínimos de faturação, vendas alcançadas, número de clientes angariados.
Embora esta obrigatoriedade possa parecer estranguladora,
permite gerir expectativas e obriga o empresário a atingir determinadas metas -
acaba por ser um desafio motivador.
Partilha e Comunidade
Com base na minha experiência ao longo dos últimos 8 anos como empresária e gestora de uma rede de Franchising internacional em Portugal, o mundo dos negócios não é fácil. É extremamente volátil, exigente e competitivo. Muitas vezes, o caminho é solitário.
Aderir a uma rede de Franchising também tem a vantagem de
fazer parte de uma comunidade de pessoas com os mesmos objetivos e os mesmos
desafios o que permite encontrar respostas comuns, numa partilha rica e
motivadora.
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Fonte: Mais que inglês
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