Está mais que provado que Imóveis em segunda mão, casas em ruínas ou terrenos com capacidade de construção serão sempre um negócio imbatível.

Investir em moradias, apartamentos ou terrenos continua atualmente, como foi no passado, o investimento mais interessante, mais seguro e com maior retorno. comprar, renovar e vender é a melhor estratégia para quem procura criar património e apostar em fontes de rendimento eficazes.

Neste sentido, como será possível fazer um bom investimento numa altura em que o preço das casas tem estado constantemente a aumentar? Um estudo recente demonstrou que, nos últimos dez anos, a oferta de Habitação em Portugal é muito inferior do que parece. Entre 2011 e 2021, o stock disponível de residências subiu de 5,88 milhões para 5,96 milhões. Ou seja, numa década foram disponibilizadas apenas mais 80 mil casas. E, desse universo, apenas um terço diz respeito a imóveis com menos de 20 anos.

Somados, estes fatores não beliscam minimamente o Mercado Imobiliário. Pelo contrário, reforçam ainda mais o potencial e a segurança do investimento. Desde que seja bem pensado e bem feito, principalmente se for investimento em renovação e reabilitação.

Está mais que provado que imóveis em segunda mão, casas em ruínas ou terrenos com capacidade de construção serão sempre um negócio imbatível. O segredo está na localização e no preço de partida. Dependerá apenas da finalidade que se estabelecer e do tempo que se quiser investir.

Não há nada de errado em dedicar dez anos a reabilitar uma casa, construindo-a à medida que vai poupando. O importante é ter a noção de que ter dinheiro parado no banco não traz qualquer rentabilidade.

 

Reabilitar uma casa: O que fazer antes?

O fator mais importante numa casa para reabilitar é exatamente o mesmo de uma casa para habitar: é sempre a localização que define o preço inicial e valorização futura. Por isso, comece por decidir o seu raio de ação.

Posteriormente, analise as condições em que se encontra o imóvel e faça contas ao que está disposto a gastar em três áreas fundamentais para a avaliação futura: arquiteto, engenheiro e empresa de construção.

Depois, questione quanto poderá vir a valer o imóvel. Um bom profissional consegue antecipar-lhe o valor. A Maisconsultores poderá ajudar nesta tarefa.

Finalmente, estabeleça o seu objetivo final: colocar a casa no mercado turístico, apostar num inquilino de longo prazo, revender com uma boa margem de lucro, ou manter o imóvel para seu usufruto e da sua família durante os fins de semana e as férias.

Seja qual for a escolha, estará sempre mais rico no fim da obra do que antes: ou ganhou uma fonte de rendimento, ou ganhou um bem para uma eventual transação futura.


Fonte: SUPERCASA

 

Veja também o artigo:

O sector do Imobiliário foi o que mais cresceu no 1ºtrimestre de 2022

Porque devemos recorrer ao serviço de Mediação Imobiliária?