Para começar a sua procura, é necessário compreender a sua renda e determinar uma meta de quanto será preciso economizar para a compra da casa. Por isso, comece por validar se o seu orçamento está nos planos.

 

Dicas para ter dinheiro necessário para a compra:

Poupar: para quem procura o primeiro imóvel é importante que tenha o hábito de poupar dinheiro mensalmente, seja para pagar um imóvel ou pagar as parcelas do financiamento.

Economizar: para conseguir lidar com todas as despesas diárias e a Compra da Habitação, é necessário economizar, mesmo que seja em pequenas quantidades, como as contas de água e de luz, a fatura do cartão de crédito e compreender quais gastos podem ser reduzidos.  

Ter renda extra: considere investir o seu dinheiro; fazer cursos ou algo que possa auxiliar na evolução profissional e com isso exercer atividades extras para aumentar a fonte de rendimento

Também vale a pena analisar a região que gostaria de morar, imóvel novo ou usado, valorização do imóvel, pretensão de filhos, quantidade de carros, entre outros. Encontre aqui o seu imóvel!

Esses pontos são essenciais para compreender o que se procura e o que atenderá as suas necessidades, evitando preocupações e arrependimentos futuros.

De averiguar também se a região é segura ou barulhenta. Para isso, pode passar pela região em diferentes horários do dia e da noite.

 

Opções de pagamento:

No caso de pretender Comprar um Imóvel, contudo, ainda não tem recursos para pagar à vista, veja as possibilidades:

Financiamento: Os bancos oferecem o Financiamento Imobiliário para quem deseja comprar uma casa, nova ou usada. Os juros e tempo de pagamento praticados pelos bancos diferem consoante a situação financeira.

Os bancos costumam aceitar 20% do valor total do imóvel e em média é acordado o tempo de pagamento de 20 a 30 anos.

Consórcio imobiliário: Esta é uma ótima alternativa para aqueles que não possuem um valor de entrada e procuram uma opção sem juros.

No consórcio, um grupo de pessoas, intermediado por uma administradora, junta-se para pagar as parcelas mensais no valor negociado. A cada mês, um integrante desse grupo é contemplado com uma carta de crédito.

Apenas uma taxa de administração será embutida nas parcelas, mais baixa do que a taxa de juros das outras modalidades de compra, tornando um ótimo investimento a longo prazo.

Pagamento à vista: Para quem tem bom planeamento financeiro, esta é uma boa opção para adquirir o imóvel. Com isso, já pode começar a sua procura considerando o valor que pretende pagar.

 

Verificar se o imóvel está no orçamento:

Além do valor de Compra do Imóvel, deve-se ponderar custos de aquisição, como o Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT), o Imposto de Selo (IS) e o Imposto Municipal sobre imóveis (IMI).

Além disso, no momento da compra devem ser tidos em consideração alguns pormenores. Por exemplo, se o imóvel for usado, é fundamental que seja notado o acabamento e se existem vazamentos ou reforma a ser feita.

E antes de fechar negócio, deve procurar validar se o imóvel está em conformidade com as leis e se o atual proprietário não possui dívidas que possam ser transferidas para si.

 

Fonte: SUPERCASA


Veja também o artigo:

Crédito Pessoal para a entrada do Crédito Habitação: Sim ou Não?

O banco empresta sobre o valor de Aquisição ou de Avaliação?