Está calor e a tua piscina está com água verde, turva ou a cheirar mal? Não entres em pânico: com este guia rápido e eficaz, vais aprender a limpá-la e mantê-la sempre cristalina.
Explicamos como fazer a limpeza da piscina, que produtos usar pela primeira vez e quantas horas deve funcionar a bomba para garantir uma água que convida a mergulhos.
Como limpar a piscina e evitar que a água fique verde?
Quando o calor aperta, a ideia de um mergulho refrescante ocorre-nos a todos. Mas se tens uma piscina em casa, é ainda mais fácil. No entanto, com o passar do tempo, podes deparar-te com algumas surpresas menos agradáveis: água turva, verde ou com mau cheiro que são capazes de dar cabo de qualquer experiência. Então qual é a solução?
Limpeza semanal: é essencial
Manter a piscina limpa todas as semanas é fundamental para que a água esteja totalmente livre de germes, bactérias e algas. Aqui ficam os principais cuidados a ter independentemente da altura do ano:
- Retira as folhas e os detritos todos os dias: usa um camaroeiro com cabo telescópico para alcançar todos os cantos e evitar que a sujidade se acumule no fundo;
- Escova o revestimento da piscina semanalmente: remove as algas e a sujidade das paredes, do fundo e dos acessórios como escadas ou corrimões;
- Aspira o fundo da piscina com filtragem: uma vez seguidos os passos certos conseguirás aspirar sem desperdiçar água, mantendo o sistema eficaz e económico;
- Limpa os skimmers e o pré-filtro: garante que os detritos flutuantes são bem recolhidos e mantém o nível da água correto;
- Verifica o funcionamento da bomba: certifica-te de que o sistema de circulação está limpo e a funcionar bem para maximizar a ação dos produtos;
- Lava ou troca a areia do filtro: faz uma retrolavagem semanal e substitui a areia a cada dois anos, ou quando estiver endurecida.
Deves também verificar o pH da água da piscina, o nível de cloro e a alcalinidade. Por último, aplica cloro e produtos adequados para prevenir a formação de algas dentro da tua piscina.
Como tratar a água da piscina pela primeira vez?
Se te estás a perguntar como fazer o tratamento da água da piscina, uma das questões mais importantes é qual a ordem correta dos produtos para limpar a piscina?
A sequência adequada garante que a água fique cristalina, saudável e livre de contaminações. Aqui está a ordem recomendada dos produtos e suas respetivas funções:
- Floculante ou clarificante: usa-se para agregar impurezas finas e facilitar a sua remoção;
- Cloro, sal ou bromo: estes são os agentes responsáveis pela desinfeção da água;
- Algicida (ou antialgas): aplica-se para prevenir o aparecimento de algas;
- Corretor de pH: após os primeiros tratamentos, mede o pH da água. Se estiver alto, usa um redutor de pH. Se estiver baixo, aplica carbonato de sódio para equilibrar. O ideal é manteres o pH da piscina entre 7,0 e 7,4.
Bomba da piscina: quantas horas deve funcionar?
Para garantir uma água limpa e segura, a bomba da piscina deve funcionar o tempo suficiente para que todo o volume de água passe pelo filtro pelo menos uma vez por dia.
- A duração ideal depende do tamanho da piscina, da potência da bomba e do sistema de filtragem.
- Regra geral, recomenda-se que a bomba funcione entre 6 a 12 horas por dia, sendo 8 horas o valor médio mais comum.
No entanto, deixar a bomba ligada por mais tempo do que o necessário aumenta o consumo de energia e acelera o desgaste do equipamento.
Portanto, deves procurar conhecer a taxa de rotação da tua piscina e ajustar o funcionamento da bomba para manter a eficiência energética sem comprometer a qualidade da água.
Cuidados extra com a piscina no verão
Durante o verão deverás reforçar os cuidados com a água da piscina, uma vez que o calor e a maior utilização favorecem a proliferação de algas e bactérias.
A limpeza física torna-se igualmente mais importante nesta altura do ano. Deve-se reforçar a aplicação de algicida preventivo, especialmente durante ondas de calor ou em dias consecutivos de muito uso, para evitar o aparecimento de algas verdes.
Outra medida útil é usar uma cobertura quando a piscina não estiver a ser utilizada. Irá ajudar a manter a temperatura da água equilibrada e reduzir a evaporação.
Sempre que notares alterações na cor ou transparência da água, ou surgirem dúvidas quanto aos produtos a utilizar, deverás contactar um profissional ou equipa técnica especializada para que se possam dirigir à tua casa com a maior brevidade possível.