A crise no acesso à habitação em Portugal está para ficar, com os preços das casas a subir muito mais do que o salário das famílias. É neste contexto que começam a surgir cada vez mais alternativas à construção tradicional. A Carmo Wood acaba de lançar novas linhas de casas de madeira modulares e sustentáveis, com preço fixo e construção em apenas cinco meses.
Estas casas são construídas em madeira maciça, combinando conforto térmico, sustentabilidade, rapidez de execução, preço fixo desde o início e várias possibilidades de acabamentos. A construção destas casas de madeira tem o prazo médio de cinco meses, graças ao modelo industrializado, que produz as habitações em linha em fábrica seguindo-se à sua montagem no terreno.
A nova gama habitacional da Carmo Wood inclui três linhas de casas modulares de madeira adaptadas aos diferentes tipos de procura e orçamentos, detalham:
- Nature Homes: com áreas a partir dos 70 metros quadrados (m2) e construção em madeira lamelada com isolamento capoto. Tem três tipologias disponíveis. Pode ser uma solução para quem procura uma primeira habitação familiar ou uma casa funcional e eficiente;
- Green Villas: com dimensões entre os 120 m2 e os 240 m2, acabamentos contemporâneos e uma combinação de madeira, vidro e pedra. Estas casas modulares podem preencher as medidas de quem valoriza design, eficiência energética e integração com a paisagem;
- Golden Villas: com áreas entre os 180 m2 e os 400 m2, apresentam-se como uma “solução de luxo sustentável”.
"O maior mito sobre casas em madeira é que não duram. As nossas são projetadas para mais de 100 anos, com madeira tratada, proteção contra fogo e humidade e manutenção mínima", afirma João Figueiredo, CEO da Carmo Wood Engineering. E adianta ainda que o investimento final para uma casa destas “pode situar-se significativamente abaixo do custo de uma casa equivalente em alvenaria”. Por exemplo, o primeiro projeto Nature Home já em fase final de construção, em Sobral de Monte Agraço, representou um investimento de cerca de 180 mil euros.
Estas casas de madeira são chave na mão, podendo incluir projeto de arquitetura, fundações, acabamentos e paisagismo. E também há financiamento bancário disponível para este tipo de habitações. Esta pode ser uma solução habitacional não só para as famílias que estão à procura de casa, mas também afigura-se como uma “solução atrativa para investidores ou empresários do setor de hotelaria e turismo que valorizam durabilidade, estética e velocidade de execução”.
Para a Carmo Wood, o lançamento destas novas casas de madeira faz parte da sua estratégia de crescimento, prevendo que este segmento represente entre 10% e 15% da sua faturação já em 2025, com potencial para duplicar no ano seguinte. É com este objetivo em vista que a empresa portuguesa com mais de 45 anos está a reforçar a sua capacidade em fábrica e as equipas técnicas, investindo cerca de um milhão de euros.