As despesas e a acentuada burocracia tornam a compra do imóvel de sonho um verdadeiro pesadelo na hora de tomar a decisão de efetuar esse tão desejado passo. Mas será mesmo assim tão difícil?

O medo de todo o processo é algo normal e sim, pode assustar um pouco ter de passar por fases até conseguir ter a chave do imóvel na mão.

Antes de mais, é totalmente normal sentir essa dúvida e receio, afinal de contas falamos de um passo gigante com responsabilidade acrescida no dia a dia, e para isso é preciso estar ciente da decisão que vai tomar.

A papelada que exige todo o processo também pode causar alguma dúvida, tal como a desconfiança que torno dos intervenientes do mesmo, e para quem pensa a longo prazo, o maior medo é de não conseguir corresponder às expectativas económicas que o imóvel necessita - desde obras, manutenção ou até mesmo a própria prestação da casa.

Criar um plano bem detalhado é um aliado, assim como expor em papel os valores financeiros que pretende e pode gastar com o imóvel. E se aliar um excelente planeamento a uma boa estratégia? Todo o caminho será mais rápido na hora de procurar.

Se tiver amigos ou colegas que já compraram, tente ver a perspetiva dos mesmos. Eles o deixarão à vontade com o processo, tal como, ainda lhe fornecer contactos de bons profissionais na área do imobiliário para receber uma ajuda bem especializada - definir os intervenientes é muito importante.

E como todos os planos seguem o caminho para o futuro, pense a longo prazo - Será que consigo pagar esta mensalidade? Será esta a casa que quero? A família vai crescer?

Defina todo o processo conforme o que idealiza, mas também como poderá corresponder financeiramente, só aí o medo será colocado de parte.

Para o auxiliar em todo este processo poderá ainda contactar com a ajuda de um dos nossos profissionais.

 

Fonte: SUPERCASA

 

Veja também o artigo:

Comprar casa com ajuda de um Consultor Imobiliário

Comprar Casa: Como efetuar uma boa proposta