E se em vez de criar uma empresa de raiz, decidisse usar a marca e o know-how de um negócio já com provas dadas? O Franchising é a solução encontrada por muitas pessoas para responder a esta questão e é uma forma de negócio que se expandiu bastante nos últimos anos.

Ao longo deste artigo vamos explicar-lhe o que é o Franchising, dizer-lhe quais os passos para abrir um Franchising em Portugal.

 

Franchising: o que é?

O Franchising é uma relação de negócio em que o proprietário autoriza outra parte a usar a sua marca, produto, sistema de negócio e processo em troca de uma remuneração.

De uma forma mais técnica, o Franchising ou Franquia é um contrato, no qual uma empresa, permite a outra empresa, o direito de usar os seus diversos direitos de propriedade intelectual, tais como marca, know-how técnico, design, estratégias de marketing, etc. em troca de uma determinada quantia.

As duas empresas diferentes e independentes que colaboram num Franchising são as seguintes:

  • O Franchisador – a empresa detentora da marca e do negócio e que possibilita a exploração do seu modelo de negócio.
  • O Franchisado – o empresário que vai explorar o negócio desenvolvido pelo franchisador.

O Franchising estabelece-se através de um acordo contratual entre ambas as partes, em que estão claramente indicados os direitos e as obrigações de ambos. Para serem válidas, todas as franquias precisam de ter um acordo deste género.

 

Passos para abrir um Franchising

Em seguida apresentamos 9 passos essenciais para abrir um Franchising de sucesso.

 

1. Autoavaliação

O que lhe agrada na abertura de um negócio em modo de Franchising? Está pronto, disposto e é capaz de trabalhar longas horas, incluindo fins-de-semana e feriados (especialmente no início)? Pode comprometer-se a seguir métodos de negócio pré-determinados com muito pouca variação? Aceita pagar uma parte dos seus lucros ao franchisador?

Além disso, quanto do seu dinheiro pessoal está disposto a gastar para estabelecer o negócio? A não ser que tenha a sorte de ter dinheiro suficiente pessoalmente, tem fundos para garantir um empréstimo?

 

2. Pesquisa

Se após a fase anterior achar que vale a pena, deve iniciar a pesquisa. Qual o tipo de negócio que está interessado em abrir? Use informações disponíveis na internet e noutros meios para ver como estão as diferentes áreas de negócio. Além disso, o senso comum e sua intuição também não devem ser descurados.

Depois de ter restringido a sua pesquisa a alguns franchisadores bons, contacte-os a dizer que está interessado para que estes lhe enviem informações mais detalhadas.

Conheça o Franchising Imobiliário MaisConsultores®!

 

3. Fale com outros Franchisados

Encontre alguns franchisados que estão perto de si e faça-lhes uma visita. Eles estão satisfeitos com o apoio do Franchisador? A realidade do negócio está de acordo com as expectativas que tinham (financeiras e outras)?

 

4. Encontre uma localização adequada

Se está localizado numa área com pouco tráfego ou numa área onde não existem negócios complementares, como é que vai conseguir clientes?

O Franchisador vai exigir certos requisitos para a sua localização no contrato de Franchising. Além disso, a maioria dos franchisadores auxilia na seleção do local. Se escolher um local adequado para o seu negócio por conta própria, o franchisador terá de aprovar a sua localização antes de poder avançar.

 

5. Escolha um Franchising e um financiamento seguro

Depois de ter completado a sua pesquisa, deve tomar a grande decisão – em qual sistema de Franchising vai investir?

Uma vez que tenha decidido, terá toda a informação necessária para completar um plano de negócios e apresentá-lo aos potenciais credores. Existem inúmeras opções de financiamento. Lembre-se, vai precisar de reservas de dinheiro suficiente para cobrir as despesas até que o negócio comece a dar lucro, o que em alguns casos pode demorar meses após a abertura.

Franchising MaisConsultores® com crescimento explosivo!

 

6. Assine o contrato

Enquanto muitos franchisadores têm acordos de franquia rígidos, outros são mais flexíveis sobre os termos de negociação no acordo.

Se o franqueador estiver disposto a negociar certos termos pode contratar um advogado especialista para o ajudar. Se o contrato for demasiado flexível, desconfie! Lembre-se, os franchisings são baseados num sistema comprovado e de consistência da marca.

 

7. Obtenha todas as autorizações e seguros necessários

Cada setor tem os seus próprios requisitos em matéria de autorizações e seguros. O Franchisador provavelmente terá conhecimento prévio das licenças e seguros necessários para operar o seu sistema de negócios. No entanto, é boa ideia verificar com as autoridades locais para garantir a conformidade.

 

8. Contratar pessoal e participar na formação

O número de funcionários necessários para o negócio vai depender do tipo de Franchising escolhido.

Um dos aspetos mais atraentes do Franchising para quem deseja abrir um negócio é a componente de formação. Os Franchisadores normalmente proporcionam a formação, num modelo de formação em aula e na prática, pelo menos ao Franchisado e a alguns funcionários.

 

9. Abra o seu negócio Franchising

Antes de abrir, terá de anunciar a abertura aos potenciais clientes. Os Franchisadores têm frequentemente processos definidos para a criação de anúncios e outras iniciativas a serem realizadas. Muitas vezes, também colocam à disposição uma pessoa para ajudar nos primeiros dias após a abertura do negócio.

 

Fonte: Billomat

 

Veja também o artigo:

Os Melhores Setores de Franchising em Portugal

Franchising: Legislação em Portugal