Após mais de uma década em queda, estando em terreno negativo desde 2015, as taxas Euribor alcançaram, novamente, valores positivos, em abril de 2022, estimuladas pela aceleração da inflação.

A perspetiva do mercado é que esta tendência de aumento continue, com implicações nos créditos e nas poupanças das famílias.

 

Taxas Euribor: Conceito

As taxas Euribor consistem nas taxas de juro de referência do mercado monetário do euro. Relacionam-se com a média dos juros praticados por um painel de bancos de países da União Europeia e da Associação Europeia de Comércio Livre, nos empréstimos que fazem entre si, num certo prazo.

O seu nome, “Euribor”, significa, em inglês, Euro Interbank Offered Rate.

Há cinco taxas Euribor, cada uma com um prazo diferente: 1 semana, 1 mês, 3 meses, 6 meses e 12 meses. O prazo de uma taxa diz respeito a uma periodicidade em que é recalculada.

As taxas Euribor são fixas uma vez por dia, às 11 horas (hora central europeia, 10 horas em Lisboa) e comunicadas ao público no dia seguinte.

 

Calcular taxas Euribor

As taxas Euribor são estabelecidas de acordo com os dados disponibilizados por um conjunto de bancos com excelente saúde financeira. Estas entidades bancárias são selecionadas pela Federação Europeia de Bancos Europeus.

Para se chegar ao valor de cada taxa, calcula-se a média dos juros contratados entre os referidos bancos, excluindo 15% das taxas mais elevadas e a mesma percentagem das mais baixas.

O valor final é depois arredondado a três décimas.

As taxas Euribor diferem em função da procura e da oferta. E também em função do momento económico (sobem em períodos de retoma e descem em épocas de crise). Normalmente, acompanham a taxa de referência do Banco Central Europeu (BCE).

 

Importância das taxas Euribor


  • Créditos

As Euribor são usadas como taxas de referência nos créditos bancários, refletindo-se no valor da prestação mensal a pagar ao banco.

Por outras palavras, quem dispõe de um crédito à habitação paga sempre duas parcelas todos os meses: amortização de capital e juros (Euribor mais spread). No caso de esta taxa subir, a parcela dos juros aumenta também, agravando, assim, a mensalidade do empréstimo. Se, pelo contrário, a taxa diminuir os juros descem e a prestação fica mais baixa.

Nos empréstimos à habitação contratados com taxa variável, a parcela dos juros da prestação é revista periodicamente. O prazo depende da taxa escolhida. A título de exemplo, se a taxa de juro de referência for a Euribor a 3 meses, os juros são recalculados de 3 em 3 meses.

Para a revisão dos juros é considerada a média mensal da Euribor referente ao mês anterior àquele em que se valida a revisão do crédito.

Em condições normais de mercado, as taxas Euribor com prazos mais curtos são mais baixas. Contudo, são revistas mais frequentemente, o que pode ser um problema em períodos de crescimento económico. No que se refere a períodos de crise, o facto de a taxa alterar com mais frequência pode ser uma desvantagem.

 

  • Poupanças

As taxas Euribor são também um bom indicador da tendência para os juros das contas poupança.

A maioria dos depósitos a prazo segue a evolução destas taxas para determinar a remuneração paga aos depositantes. Quanto mais elevada a taxa, maior a retribuição da poupança. Pelo contrário, taxas mais baixas implicam ganhos inferiores.


Fonte: SUPERCASA


Veja também o artigo: 

EURIBOR: O que é? Como afeta o seu Crédito Habitação?

Crédito Habitação: É o momento certo para mudar para taxa fixa?