Muitas pessoas desconhecem a realidade e o que está por detrás de uma carreira como consultor imobiliário. Nem todos os que decidem embarcar na aventura têm as características necessárias para o desenvolvimento deste tipo de trabalho. 

Se pretende abraçar a função, saiba quais são as  características de sucesso que os consultores imobiliários devem ter e o que pode fazer para sobreviver ao primeiro ano da sua vida como consultor imobiliário.

 

1. Um passo à frente

No início da carreira é comum os consultores imobiliários demorarem algum tempo até conseguirem obter os primeiros rendimentos. Não desista, antecipe-se. Tenha algum dinheiro de parte para as suas despesas regulares. Assim vai poder tirar peso das costas e focar-se no crescimento do negócio.

 

2. Trabalhe nos seus contactos

Os contactos são a ferramenta de trabalho mais importante que consultores imobiliários podem adquirir, independentemente do tipo de consultor que seja.  Se for um consultor “rookie”, a melhor forma de conseguir sobreviver no setor imobiliário é começar hoje mesmo a criar e a trabalhar a sua rede de contactos.  

 

3. Preserve a sua imagem

Vai encontrar diversos tipos de pessoas ao longo dos anos, uns com cargos importantes, outros nem por isso, figuras importantes na sociedade e sujeitos completamente desconhecidos. Nunca julgue ninguém pela aparência.  Para sobreviver no mercado é fundamental que os consultores imobiliários tenham em especial atenção a sua imagem, preservando-a. Não se envolva em questões polémicas, procure deixar sempre uma boa impressão nas pessoas que aborda.

 

4. Não pense nas horas

Trabalhar durante horas a fio é uma realidade bastante comum para os consultores imobiliários, principalmente quando iniciam a sua carreira. Aliás estima-se que o dia-a-dia de um consultor imobiliário tenha mais do que 8 horas. No início vai achar que não vale a pena tamanho esforço, mas depois tudo compensa, acredite.

 

5. Esqueça o Perfeccionismo

O primeiro ano dos consultores imobiliários é um ano de aquisição de novos conhecimentos, partilha de experiências, uma montanha russa de novidades. Muitos problemas para resolver e muitos erros para cometer. Não seja perfeccionista, cometer erros é bom sinal, é sinal que está a aprender.

 

O primeiro ano de trabalho na vida de um consultor imobiliário não é fácil. O mais certo é que encontre momentos em que vai perder a motivação e vai ser colocado à prova.  Mas no fundo a realidade não é diferente de qualquer outro trabalho, muitas pessoas demoram até encontrar algo que realmente as complete e motive. Para valer a pena é preciso persistência, só no final vem a recompensa.