O fundador e principal acionista da Inditex, Amancio Ortega, através do seu braço investidor Pontegadea, concluiu a compra de um hotel em Paris por 97 milhões de euros à cadeia espanhola Derby Hoteles, segundo confirmaram fontes próximas da operação.
Mais precisamente, o hotel está localizado num edifício histórico no centro da capital francesa, e foi adquirido pela Derby Hoteles em 2007 por 75 milhões de euros, segundo avançou o jornal 'Expansión'.
Desta forma, a aquisição deste hotel representa a sétima compra da Pontegadea em França (seis delas em Paris), onde adquiriu um edifício de escritórios em 2024 junto ao Palácio da Ópera de Paris por 227 milhões de euros, como parte do seu projeto Grand Opéra, no qual já possui outros dois edifícios na Rue Halévy.
Além disso, reforça a sua aposta no setor hoteleiro, onde já conta com vários investimentos, após ter adquirido em 2021 o Senator Playaballena, em Cádis, por 25 milhões de euros. Em dezembro de 2023, comprou ainda dois hotéis 'boutique' no centro de Palma de Maiorca a um grupo sueco por 35 milhões de euros, entre outros.
Recentemente, concluiu a compra de um edifício de escritórios em Barcelona, onde se encontra a sede do Grupo Planeta, à Blackstone por 284 milhões de dólares (250 milhões de euros), o que representa a maior aquisição de Ortega em Espanha desde a compra da Torre Foster, em Madrid, em 2016, por 490 milhões de euros.
A Pontegadea tem um modelo de negócio baseado na aquisição e gestão de edifícios não residenciais — principalmente escritórios — localizados maioritariamente nos centros das principais cidades do mundo.
Além de escritórios, o fundador do grupo Inditex possui hotéis, armazéns logísticos, blocos residenciais e centros comerciais, entre outras propriedades, espalhadas por países como Espanha, EUA, França, Canadá ou Coreia do Sul.
O fundador da Inditex, que detém 59,294% da empresa — o equivalente a um pacote de 1.848 milhões de ações —, investe parte dos dividendos que recebe da Inditex no setor imobiliário.
Em concreto, Ortega irá receber este ano 3.104 milhões de euros em dividendos da empresa, acima dos 2.845 milhões de euros que recebeu por este conceito no ano passado, quando a remuneração aumentou 28%.
Desta forma, o fundador da Inditex possui a maior imobiliária espanhola, centrada na compra e gestão de grandes edifícios, com uma carteira de ativos imobiliários composta fundamentalmente por edifícios de escritórios, não residenciais, situados no centro de grandes cidades em Espanha, Reino Unido, EUA e Ásia.