Já imaginaste poder mergulhar na tua piscina antes dos vizinhos e continuar a fazê-lo quando a maioria já guardou os fatos de banho? Com as coberturas para piscinas, isso é mesmo possível.
Descobre tudo o que precisas de saber para escolheres a melhor solução, poupares tempo (e dinheiro) e teres sempre água limpa, independentemente do tempo lá fora.
Coberturas de piscina: porque fazem tanta diferença?
Ter uma piscina em casa é, para muitos, sinónimo de conforto, lazer e bem-estar nos dias mais quentes. Mas quantas vezes olhas para a piscina e suspiras porque está gelada, cheia de folhas ou pronta para servir de spa aos insetos da vizinhança?
As coberturas para piscinas vieram mudar tudo isto e, acredita, vais notar a diferença logo nos primeiros dias.
Principais vantagens das coberturas para piscinas
A tua vida pode mudar ao escolheres uma cobertura de piscina e não, não estamos a exagerar. Se não acreditas, damos-te boas razões:
- Menos trabalho, mais diversão: a cobertura de piscina protege a água da sujidade, reduz a evaporação e faz com que te apeteça sempre dar um mergulho;
- Temperatura da água: esquece os arrepios na espinha, isto porque, as coberturas retêm o calor, prolongando a época dos mergulhos;
- Segurança extra: para quem tem crianças ou animais. Uma cobertura robusta é uma garantia de tranquilidade extra;
- Poupar dinheiro: se consegues manter a água perfeita mais tempo, reduzes os gastos com produtos químicos e água ajudando o ambiente e a carteira.
Coberturas para piscina: tipos, preços e como escolher
Já ouviste aquela expressão: 'para cada tacho, há uma tampa'?, funciona mais ou menos assim quando falamos de piscinas. A verdade é que existe um tipo de cobertura de piscina perfeita para cada caso. O segredo está em conhecer as opções e escolher a que mais se adapta ao teu espaço e orçamento.
Coberturas para piscinas exteriores
Se tens uma piscina a céu aberto, certamente este drama soa-te familiar: folhas e bichos a nadar. Para contornar o inevitável tens várias coberturas que se podem adaptar:
- Coberturas térmicas ou de bolhas: leves e fáceis de instalar, servem basicamente para manter a temperatura da água e proteger de poeiras e 'visitantes' indesejados; Podem custar entre 150 a 500 euros dependendo do tamanho;
- Cobertura de lâminas manual ou automática: este tipo de cobertura é mais durável e eficiente. Evita a evaporação da água e, no caso de ser automática, basta carregar num botão; Os preços variam entre os 2.000 e os 7.000 euros;
- Coberturas telescópicas ou envidraçadas: oferecem uma proteção total, permitindo nadar mesmo no inverno em dias chuvosos e frios; Pode custar entre 6.000 e 15.000 euros, dependendo do modelo e extensão;
Coberturas para piscinas interiores
Mesmo dentro de casa, pode compensar-te proteger a piscina. Claro que uma cobertura de piscina interior serve sobretudo para conservar a temperatura, evitar a humidade e reduzir o uso de produtos químicos.
Normalmente, a escolha nestes casos recai sobre uma cobertura de lona enroláveis ou lâminas, automáticas ou manuais e os preços podem ir de 500 a 6.000 euros.
É importante destacar que os preços variam bastante consoante o tamanho/formato da piscina, assim como dos materiais escolhidos, por isso, uma boa dica será pedir e comparar vários orçamentos.
Piscinas interiores vs. exteriores: as principais diferenças
Ter uma piscina exterior é diferente de uma piscina interior, por isso mesmo, e para fazeres uma escolha acertada é importante teres em mente as diferenças.
- Piscinas exteriores: precisam de coberturas mais robustas, resistentes ao vento, à chuva e ao sol intenso. Aqui, a prioridade é proteger da sujidade e manter a água mais quente;
- Piscinas interiores: além de quererem conservar o calor, têm de controlar a humidade no ambiente interior. As coberturas ajudam a evitar a condensação – e por isso também protegem o teto e paredes.
Dicas para manteres a tua piscina impecável o ano inteiro
Agora que já sabes como proteger a água, descobre como garantir que está sempre cristalina e pronta para um mergulho:
Limpa a cobertura regularmente
Folhas, poeiras e outros resíduos acumulam-se. Dá uma passagem com uma mangueira e uma escova suave para não estragar o material.
Reforça o tratamento da água
Mesmo com cobertura, faz o controlo de pH e cloro uma vez por semana (ou conforme a recomendação do fabricante). Não deixes que os químicos fiquem desequilibrados!
Aspira e escova a piscina
Mesmo protegida, convém aspirar o fundo e escovar as paredes para evitar algas e calcário.
Verifica o mecanismo da cobertura
Se for automática ou de lâminas, faz uma revisão anual. Previne avarias e prolonga a vida útil do teu investimento.
Se queres desfrutar da piscina mais tempo, com menos chatices, menos gastos e mais segurança, a resposta é: põe mãos à obra. Hoje em dia há opções para todas as carteiras e estilos – do simples ao sofisticado, tudo depende do que procuras.
E, claro, quem não gosta de mergulhos fora de época ou de saber que a próxima limpeza vai ser rapidinha? Agora só te falta comparar algumas soluções, pedir orçamento e dar este upgrade à tua piscina. Acredita: quando deres o primeiro mergulho 'fora de época', vais agradecer.