Já foi lançada a primeira pedra da futura sede do Banco de Portugal (BdP) em Lisboa, um edifício que vai ser construído nos terrenos da antiga Feira Popular, em Entrecampos. Ao que tudo indica, a nova sede do BdP na capital só deverá estar concluída no final de 2027.

Foi na passada terça-feira, dia 24 de junho, que foi realizada a “cerimónia simbólica de lançamento da primeira pedra” da futura sede do BdP, um evento que foi protagonizado pelo conselho de administração do supervisor bancário, nomeadamente Mário Centeno, atual governador do banco central.

Estiveram ainda presentes representantes dos trabalhadores e das várias estruturas do banco, bem como do conselho de administração da Fidelidade, atual proprietária do imóvel.

Esta cerimónia decorreu na sequência da assinatura no passado dia 2 de maio, pelo Banco de Portugal e pela Fidelidade, do contrato-promessa de compra e venda do edifício, que terá cerca de 32.000 metros quadrados. A venda terá sido fechada por quase 192 milhões de euros.

Depois de concluídos os trabalhos de escavação e contenção periférica, vai iniciar-se a construção do edifício com início previsto para o final de julho. A nova sede do BdP deverá estar concluída no último trimestre de 2027, altura em que a transação final irá ser concretizada.

Esta nova sede do BdP vai, portanto, concentrar num só edifício todos os seus serviços de escritórios, hoje dispersos por quatro localizações em Lisboa.