A Brico Depôt, empresa do setor da construção, bricolage e renovação de casas, acaba de lançar o seu projeto Data Sharing & Monetization (CoreIQ). Trata-se de um inovador sistema de partilha de dados, em tempo real, que permite aos fornecedores antecipar a procura, ajustar o stock e melhorar a disponibilidade de produtos.
Através do CoreIQ, é reforçada a colaboração com parceiros e fornecedores, permitindo a estes a análise de padrões de compra dos clientes, assim como antecipar tendências e otimizar decisões de negócio. Chris Bargate, CEO da Brico Depôt em Espanha e Portugal, destaca que 'este projeto é uma grande oportunidade para trabalharmos de uma forma mais próxima com os nossos parceiros e gerarmos mais valor em toda a cadeia de abastecimento. Queremos abrir a porta a melhores colaborações e, por sua vez, a melhores resultados, sendo os dados absolutamente fundamentais para que isso se torne realidade'.
Experiência de compra mais fluída e satisfatória
Este projeto vai garantir que os produtos estejam disponíveis aos clientes, quando e onde estes os procuram, prevendo a procura de determinados artigos através da partilha de informação-chave com os fornecedores.
O CoreIQ permite, desta forma, antecipar as necessidades do consumidor, uma vez que a partilha de dados decorre em tempo real entre a Brico Depôt e os seus fornecedores. Marc Subirà, Data Platform Manager da empresa, revela que esta está a oferecer “vários pacotes de dados que permitem aos fornecedores ajustar de forma rápida e eficiente os requisitos de stock e entregas, melhorando assim toda a cadeia de abastecimento”. Esta iniciativa garante aos clientes receberem os produtos em cada loja.
Sustentabilidade e eficiência operacional
Este inovador sistema de dados traz também benefícios a nível da sustentabilidade. O melhor planeamento do inventário reduz o desperdício de produtos, otimiza os tempos de entrega e permite uma utilização mais responsável dos recursos.
Desta forma, o modelo de negócio da empresa ganha um maior compromisso ambiental. No entanto, o mais relevante do projeto passa mesmo pela colaboração e transparência, uma vez que, com o CoreIQ, a Brico Depôt vai poder reforçar a sua relação com os fornecedores, trabalhando em conjunto com os mesmos para oferecer uma experiência mais centrada no cliente e com um maior nível de competitividade.