Com o início de mais uma nova estação, que melhor forma de dar as boas-vindas ao verão do que comprar uma nova casa pronta a estrear? E são muitas as novidades no mercado imobiliário. Só na última semana foram publicadas mais de 400 casas de nova construção.
As opções são muitas e variadas, desde apartamentos até moradias, com varandas, terraço ou jardim, com ou sem garagem e para todas as “carteiras”, com preços desde 145 mil euros até aos 4.989.000 euros. Pronto/a para descobrir o teu futuro novo lar?
Oferta por tipologia e perfil de compradores
Ao fazeres uma rápida pesquisa nos anúncios de nova construção, vais conseguir identificar quais as tipologias com maior número de oferta. Para te facilitar a pesquisa, podes filtrar pela tipologia que pretendes (T0, T1, T2, T3 ou T4+).
T2 para comprar: a pensar no futuro
Facilmente verificarás que são os imóveis com dois quartos que têm maior oferta. Este tipo de habitações é procurado, sobretudo, por jovens casais sem filhos ou com um a dois filhos no máximo, mas também jovens solteiros e casais reformados que não dispensam um segundo quarto para receber as visitas de filhos e netos.
T1 de nova construção: o arrancar de uma vida
Em seguida, aparecem as casas T1, que tem um perfil de comprador muito parecido, à exceção de casais com filhos. Este tipo de imóvel é mais procurado por casais ainda sem crianças, solteiros, reformados e nómadas digitais.
T3 à venda: para quem precisa de espaço extra
Já os T3, embora com um pouco menos de oferta, ganham a “medalha de bronze” na lista de tipologias com maior presença nos anúncios da última semana. Estes imóveis são procurados, maioritariamente, por casais com dois ou mais filhos, ou até mesmo casais só com um filho, mas que não dispensam um terceiro quarto para convertê-lo em escritório ou em qualquer outro uso suplementar.
T4 ou mais: espaço para toda a família e visitas
Por fim, aparecem as casas com quatro ou mais quartos, cujo perfil de comprador se enquadra nas famílias grandes, sejam casais com vários filhos, ou famílias multigeracionais.
T0 para comprar: uma solução muitas vezes temporária
E, agora sim, os imóveis com menor oferta são mesmo os T0, cujo público-alvo é ainda mais específico, normalmente estudantes, jovens solteiros ou nómadas digitais que procuram uma estadia temporária.
Quais as zonas onde encontrar casas de nova construção?
Relativamente aos anúncios de casas de nova construção publicados na última semana, embora sejam bastantes, há uma característica geográfica comum a praticamente todos eles: o litoral. No entanto, se és mais apreciador/a do interior do nosso Portugal, então aconselhamos-te a esperar pelas próximas novidades.
Vamos revelar-te as zonas do país com maior oferta de casas de nova construção esta semana:
- Ponte de Lima
- Distrito de Braga
- Distrito do Porto
- Entroncamento
- Distrito de Lisboa
- Distrito de Setúbal
- Algarve
Apartamento ou moradia?
É inegável a esmagadora maioria de oferta de apartamentos, em detrimento de moradias. Por isso, se estiveres à procura do primeiro tipo de imóveis, terás muito mais opções. Neste último semana, foram publicados 346 anúncios de apartamentos.
Apartamentos
A maioria dos novos apartamentos publicados situam-se na Grande Lisboa e no Grande Porto. Quase todos são convencionais, com apenas 17 duplex e uma penthouse.
Moradias
No que respeita a moradias, as 63 publicadas durante a última semana encontram-se, sobretudo, nos distritos de Lisboa e Setúbal. Destas, a maior parte são isoladas, mas há também algumas geminadas.
Áreas exteriores: o lar para além das quatro paredes
Algo muito privilegiado nas novas construções são, sem dúvida, os espaços exteriores, referindo-se a varandas, terraços e jardins. Estas áreas são essenciais para o bem-estar psicológico dos seus residentes.
- Com varandas: 238
- Com terraço: 99
- Com jardim: 136
Garagem: o “lar” do teu automóvel
A segurança do teu ou dos teus veículos é uma das prioridades nestas casas de nova construção. Cerca de três centenas contam com pelo menos um lugar de garagem.
Fica a par de todas as novidades aqui
- Bonfim
- Canidelo
- Valongo
- Alvor
- Cascais
- Matosinhos
- Paranhos
- São Mamede de Infesta
- Ramalde
- Cidade da Maia
- Portimão
- Lumiar
- Mina de Água
- Fânzeres e São Pedro da Cova
- Alcabideche
- Quarteira
- Santa Maria Maior
- Cedofeita
- Charneca da Caparica
- Gulpilhares e Valadares
- Pegões
- Azurém
- Vila Nova de Cacela
- Torres Vedras
- São João Baptista
- Marvila
- Azeitão
- Olivais
- Alverca do Ribatejo
- Bougado