Na casa de Cristina não há lixo que seja deitado fora ou paredes que resistam. Esta youtuber catalã transformou a argamassa e os vídeos caseiros numa fórmula de sucesso que mais de meio milhão de pessoas seguem no canal Decorar tu casa. 'Adoro remodelar, quase mais do que decorar', confessa com um sorriso, enquanto conta como aprendeu a colocar pavimentos de vinil ou construir paredes. 'É ver, testar e cometer erros', diz em entrevista ao idealista/news.
Já renovou apartamentos, pátios, casas na praia, e acumula milhares de horas de conteúdo onde ela, juntamente com o seu parceiro, pais e até a avó (95 anos!) arregaçam as mangas e transformam as remodelações em puro entretenimento. A fórmula? Trabalho, família, humor e muito, muito pó.
Tudo começou por acaso, ou melhor, por necessidade. Cristina estava a estudar Publicidade e Relações Públicas, e no seu projeto de mestrado em Marketing Online queria criar um site de raiz para aprender sobre SEO. Só então, juntamento com Iván, encontrou a primeira casa que remodelaram. No início, como todo a gente, optaram por contratar profissionais, mas não saiu como eles esperavam.
'Decidimos fazer nós mesmos e documentá-lo para usá-lo como exemplo na minha tese de mestrado.' O que começou como um projeto acadêmico, tornou-se uma verdadeira paixão que transformou sua vida.
'Fizeram muitas coisas mal, então decidimos tentar fazer nós mesmos. Estávamos a aprender à medida que fazíamos. E quando percebemos que conseguimos... não há como voltar atrás', explica. Cristina gravou tudo, editou e carregou no Youtube. E assim nasceu o canal Decora tu casa, que se tornou uma referência absoluta no universo DIY (Do It Yourself), mas também como um 'must have' para um público que gosta muito mais de argamassa do que de papel de parede.
Desde então, a evolução tem sido imparável. Primeiro remodelaram a própria casa, depois um apartamento na praia, o pátio da avó e agora uma 'vila' num município catalão. 'Estou a terminar uma remodelação e já estou a pensar na próxima', diz. Cada vídeo é uma mistura de humor, detalhes técnicos, soluções engenhosas e carinho familiar. O canal acumula mais de 2 milhões de visualizações por mês e quase 700.000 subscritores. E embora muitos vídeos pareçam perfeitamente produzidos, Cristina confessa que quase tudo diário: gravam, editam e publicam num ritmo frenético, tornando-o compatível com o trabalho de Iván e com outras plataformas.
Mas o canal não gera apenas visitas: também gera receitas. O YouTube, diz Cristina, 'é a única plataforma que paga diretamente pelo conteúdo'. Lembra-se do primeiro pagamento com ternura: 'Eles pagaram-me 1,50 euros. Mas pensei: um dia poderei viver disto. E até que eu conseguisse, eu não parei.' Agora torna cada projeto lucrativo: remodela uma casa, transforma-a em conteúdo e depois arrenda-a como casa de férias. 'Isso dá-lhe o dobro do retorno', explica.
Cristina deixa claro que o conteúdo que ela cria deve ter potencial. É por isso que planeiam bem quais projetos abordam e como. Mudar de apartamento para casa foi fundamental: 'As casas permitem ideias mais originais e diferenciadas, e isso é vital no YouTube'. Ainda assim, improvisar é inevitável. 'Tento programar tudo, mas uma remodelação nunca sai como o esperado', refere.
O sucesso do canal também é explicado pelo seu tom: familiar, próximo e despretensioso. 'Não damos aulas. Ensinamos o que fazemos, com acertos e erros', diz. Essa honestidade criou uma comunidade leal. 'É muito forte quando alguém que não conheces diz que se sente como se fosse da tau família', confessa Cristina.
Os vídeos são seguidos por crianças, adultos, famílias inteiras. 'Muitos dizem-me que os filhos pequenos veem os vídeos enquanto jantam. Isso impacta-me', frisa. E é por isso que tem um cuidado especial com o conteúdo: 'Tento torná-los divertido, mas seguro. Somos um canal familiar.'
Entre os vídeos mais virais está a cabana que construiu para a avó: 'Não foi a remodelação mais espetacular, mas teve muito valor sentimental'. E apesar de algumas ideias não verem a luz do dia, Cristina garante que, em geral, 'saem sempre grandes remodelações'.
Apesar do sucesso, não pretende abrir mais 'frentes', por enquanto. Embora tenha sido convidada a escrever livros ou lançar produtos, o tempo é limitado. 'Ou se cria conteúdo ou se fazem outras coisas. Não podemos fazer tudo de uma vez', reconhece.
E quando questionada se é possível ganhar a vida com o YouTube, a resposta é clara: 'Sim, mas não é fácil. Há muita instabilidade, porque há meses muito bons e meses muito maus.'
Cristina mostrou que, com paixão, perseverança e muitas horas de trabalho, até mesmo um canal de remodelações pode conquistar centenas de milhares de pessoas.