É na vibrante zona de Marvila, um dos bairros da moda em Lisboa, que está a nascer o ALBA, um inovador empreendimento de luxo promovido por investidores internacionais com base em Portugal.

Com apenas cinco moradias independentes, de tipologia T3, este projeto exclusivo é um exemplo de como a reabilitação urbana pode aliar a preservação da identidade histórica ao conforto e à sofisticação da vida moderna. Cada moradia tem mais de 200 metros quadrados (m2) e espaços exteriores privados.

A nova vida de um antigo armazém

O ALBA é fruto de um projeto de reabilitação que transformou um antigo armazém de materiais de construção civil. David Marques, fundador e Administrador Executivo da Detailsmind, empresa que assinou a execução do empreendimento, revela, em comunicado, o objetivo de “oferecer um luxo acessível que equilibrasse o design elevado do projeto com a autenticidade da área”.

“Realizámos uma pesquisa de mercado aprofundada para compreender a identidade cultural de Marvila, os seus ativos históricos e o potencial de crescimento. O resultado foi um projeto que respeita o passado enquanto olha para o futuro', acrescenta o responsável.

Este projeto de transformação do antigo armazém passou pela requalificação das fachadas originais do edifício, mantendo as paredes periféricas, mas demolindo todo o seu interior de modo a preparar o espaço para uma nova construção.

Sustentabilidade: a prioridade de todo o projeto

A Detailsmind colocou o fator sustentabilidade como a grande prioridade do projeto, através da implementação de soluções para assegurar um equilíbrio saudável entre a eficiência, a responsabilidade ambiental e o conforto.

As moradias do ALBA contam com um desempenho energético otimizado através da utilização de rebocos térmicos com a incorporação de cortiça e acabamento à base de cal.

David Marques esclarece que a Detailsmind queria que o ALBA fosse “mais que um simples empreendimento de luxo'. 'Queríamos um projeto que respeitasse o meio ambiente e promovesse um estilo de vida sustentável”, acrescenta, salientando que foram utilizados “materiais naturais e sistemas de eficiência energética para garantir que os moradores desfrutassem de conforto sem comprometer a responsabilidade ambiental'.

Residir no epicentro da criatividade 

Este luxuoso empreendimento está localizado no bairro de Marvila, que em tempos era conhecido por ser um centro industrial da capital portuguesa, mas que atualmente se converteu num polo de criatividade e inovação, sendo conhecido pelas galerias de arte, estúdios criativos e espaços culturais.

Os moradores do ALBA vão beneficiar de uma experiência residencial exclusiva, num dos bairros lisboetas mais dinâmicos, num empreendimento que é um verdadeiro exemplo de transformação urbana.