O Que Esperar da Compra de Casa em Portugal em 2024: Preços, Oportunidades e Desafios!

A compra de casa em Portugal ganhou um novo dinamismo em meados de 2024. Com as descidas dos juros e os novos incentivos fiscais destinados aos jovens, como a isenção de IMT e a garantia pública, as perspetivas para o mercado imobiliário são animadoras. Além disso, a descida das taxas de juro no crédito à habitação também vem a contribuir para tornar a compra de casa mais acessível.

No entanto, existe uma questão crítica a ser considerada: o stock de habitação disponível para venda continua a ser escasso. Muitas vezes, os preços que se praticam no mercado excedem o que uma família de classe média consegue pagar. Este desequilíbrio entre a procura e a oferta tem encarecido a habitação no nosso país, com os preços das casas a subirem 4,3% em janeiro em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Assim, o custo mediano para adquirir uma casa passou a ser de 2.693 euros por metro quadrado.

Cidades onde as Casas estão a Ficar Mais Caras

Em janeiro de 2024, os preços das casas para compra subiram em 18 das 20 capitais de distrito analisadas. Évora (17,3%), Beja (16,1%) e Vila Real (15,5%) lideram esta lista alarmante. Outras cidades com subidas significativas de preços incluem:

  • Santarém (15,4%)
  • Setúbal (14,5%)
  • Leiria (12,3%)
  • Ponta Delgada (10,6%)
  • Bragança (10,2%)
  • Viseu (8,6%)
  • Funchal (8,6%)
  • Coimbra (8%)
  • Guarda (7,6%)
  • Braga (7%)
  • Faro (4,7%)
  • Porto (3,2%)
  • Castelo Branco (3,1%)
  • Portalegre (3,1%)
  • Viana do Castelo (1,5%)

Curiosamente, Aveiro viu os preços manterem-se estáveis, e Lisboa apresentou uma ligeira descida de -1,1%. No entanto, Lisboa ainda é a cidade mais cara para comprar casa, com um preço de 5.453 euros/m2.

As Cidades Mais Acessíveis para Comprar Casa

Por outro lado, as cidades mais económicas para adquirir uma habitação são:

  • Guarda (844 euros/m2)
  • Portalegre (874 euros/m2)
  • Castelo Branco (894 euros/m2)
  • Bragança (1.018 euros/m2)
  • Beja (1.078 euros/m2)
  • Santarém (1.395 euros/m2)

A Análise por Distritos e Ilhas

Uma análise mais profunda revela que os preços das casas aumentaram em 22 dos 25 distritos e ilhas analisados, com as maiores subidas a ocorrer na ilha de Porto Santo (19,2%) e em Évora (16,1%). Contudo, algumas áreas como Guarda (-2,5%) e Castelo Branco (-2,5%) viram os preços a descer.

Conclusão

Nos últimos 12 meses, a tendência é clara: os preços das casas à venda aumentaram em todas as regiões do país, tornando a compra de casa um desafio, especialmente para famílias com rendimentos medianos. A situação exige uma análise cuidadosa e planeamento rigoroso por parte dos compradores. Assim, é essencial que as autoridades e as instituições de crédito continuem a trabalhar em conjunto para facilitar o acesso à habitação, mantendo um equilíbrio saudável no mercado.