Como os Edifícios Podem Acompanhar a Revolução dos Carros Elétricos? Descubra os Desafios e Soluções!
Desde 2010, os novos edifícios que possuem garagem são obrigados a estar preparados para o carregamento de carros elétricos. No entanto, a realidade muitas vezes não corresponde a esta exigência. A falta de potência na rede elétrica e a ausência de postos de transformação dificultam o acesso a pontos de carregamento em várias garagens de prédios.
Um Desafio em Constante Crescimento
A instalação de carregadores de carros elétricos não é sempre uma tarefa fácil, especialmente em edifícios novos. O arquiteto João de Sousa Rodolfo dá o exemplo da urbanização Oeiras Golf, perto de Lisboa, onde foi necessário instalar um posto de transformação adicional para garantir a potência necessária para o carregamento. "As casas com carros elétricos exigem mais potência. Só com a passagem de alta para baixa tensão é possível garantir o fornecimento necessário", informa.
Potência Insuficiente: Uma Realidade das Habitações Portuguesas
Em muitos lares em Portugal, a potência contratada é insuficiente para suportar o carregamento de veículos. Por norma, as casas possuem uma capacidade de cerca de 6,9 kVA, mas carregar um automóvel pode exigir mais de 10 kVA. Esta situação obriga à instalação de postos de transformação, cujos custos podem ultrapassar os 40 mil euros por urbanização. Isso levanta a questão: como poderão os prédios se adaptar a este novo cenário?
Direitos dos Condóminos: O Que Diz a Lei?
A legislação permite que qualquer condómino instale um ponto de carregamento, desde que tenha garagem. Contudo, a responsabilidade pelos custos – que podem facilmente ultrapassar os 5 mil euros por fração com a necessidade de reforço da cablagem, novos quadros elétricos e wallbox – recai inteiramente sobre o proprietário que pretende fazer a instalação.
Desafios em Prédios Mais Antigos
Os desafios são ainda maiores para os prédios antigos, onde a infraestrutura elétrica existente pode ser inadequada para suportar o carregamento de carros elétricos. Nestes casos, pode ser necessário criar uma nova rede elétrica dedicada, o que implica pedir uma nova linha de baixa tensão à fornecedora de energia, com custos que podem atingir os 15 mil euros. Carlos Rodrigues, empreiteiro da região do Douro Sul, explica que esta é uma situação comum nos edifícios mais antigos.
Soluções Práticas: A Wallbox
Uma das soluções mais práticas para contornar estes desafios é a instalação de uma wallbox. Este tipo de carregador de parede ajusta a carga à capacidade da rede, permitindo um carregamento mais rápido e seguro. O Automóvel Club de Portugal considera que a wallbox é a melhor opção para quem deseja carregar o carro em casa de uma forma eficaz e sem riscos.
Conclusão
A adaptação das infraestruturas residenciais à crescente procura por veículos elétricos é um desafio que muitas estruturas habitacionais ainda precisam enfrentar. A conscientização sobre as necessidades energéticas e as opções disponíveis é crucial para garantir que o futuro da mobilidade em Portugal seja sustentável e acessível a todos.
Fique atento às evoluções do mercado imobiliário que, tal como os carros elétricos, está em transformação constante!