A empresa espanhola Damm notificou a Autoridade da Concorrência (AdC) do controlo exclusivo sobre a A Padaria Portuguesa, que tem 84 lojas e duas fábricas a nível nacional. O negócio foi conhecido no início de maio e a operação está agora sujeita à aprovação da AdC, sendo que o valor da transação não foi divulgado – segundo o Jornal de Negócios terá rondado os 25 milhões de euros.

“A operação de concentração consiste na aquisição, pela DAMM Restauración, S.L., (“DAMM”), do controlo exclusivo sobre a A Padaria Portuguesa CQ – Atividades Hoteleiras, Lda. (“A Padaria Portuguesa”)”, lê-se na descrição do processo divulgada pela AdC no dia 29 de maio de 2025.

Para o Grupo Rodilla, com mais de 85 anos de história e pertencente à Damm, esta é a operação mais importante que realizou a nível internacional desde a sua entrada em Miami em 2019, sendo também a primeira na Europa, segundo a imprensa espanhola.

"Continuo a ver A Padaria Portuguesa como um verdadeiro diamante em bruto, com um enorme potencial de crescimento. Encontrámos no Grupo Rodilla as características ideais – nomeadamente solidez financeira, competências de gestão, valores e um forte enfoque no desenvolvimento das pessoas – para acelerar o ciclo de investimento e expansão da marca, cujo cenário natural de atuação passa agora a ser a Península Ibérica, levando-a a novos patamares", disse Nuno Carvalho, fundador e CEO da cadeia portuguesa, após ser conhecimento o negócio.

Por sua vez, María Carceller Arce, CEO do Grupo Rodilla, declarou que “tanto A Padaria Portuguesa como o Grupo Rodilla partilham valores fundamentais, sendo empresas familiares que oferecem produtos de alta qualidade e um serviço excecional aos seus clientes", destacando que "a Padaria Portuguesa tem sido um modelo de sucesso desde a sua fundação e, no Grupo Rodilla, estamos comprometidos em continuar a impulsionar o seu crescimento. Uma união que fortalecerá a nossa missão de proporcionar experiências excecionais aos nossos clientes".

QUEM É QUEM NESTE NEGÓCIO IBÉRICO DA RESTAURAÇÃO?

A Damm - que pretende adquirir 100% da A Padaria Portuguesa - é uma empresa espanhola do setor alimentar que atua a nível mundial na produção, promoção e comercialização de um leque de bebidas, nomeadamente cervejas, produtos lácteos e à base de chocolate, café e água engarrafada.

“Em Portugal, a S.A. DAMM distribui as suas marcas de cerveja e a bebida láctea Cacaolat, para comercialização nos canais alimentar e HORECA, e produz e fabrica a cerveja ESTRELLA DAMM, cervejas de marca própria e bebidas não alcoólicas (soft drinks). A DAMM integra o Grupo DISA, que, em Portugal, nomeadamente, detém a PRIO e a marca Shell, esta última em regime de franchising, e desenvolve a atividade de comercialização grossista de combustíveis e de produção de biocombustíveis”.

Já a cadeia de padarias e pastelarias A Padaria Portuguesa, que foi fundada há 15 anos por Nuno Carvalho, é “ativa na exploração da indústria hoteleira, estabelecimentos de restauração e bebidas e atividades afins, nomeadamente, pastelarias, restaurantes, geladarias e snack-bares, bem como na exploração de fabrico próprio de pastelaria, panificação, salgados, gelados e pizzas”.

Atualmente, a empresa emprega cerca de 1.000 trabalhadores e conta com 84 lojas na Grande Lisboa e no Grande Porto e duas fábricas, em Lisboa e no Porto.

“As observações devem ser remetidas à AdC, no prazo de 10 dias úteis contados da publicação do presente Aviso [29 de maio de 2025], indicando a referência Ccent 39/2025 – DAMM / A Padaria Portuguesa, através do e-mail adc@concorrencia.pt”, informa o documento.

A título de curiosidade, a primeira loja da A Padaria Portuguesa foi inaugurada em 2010, na Avenida João XXI, em Lisboa. Oito anos depois, foi inaugurado o LAB, o centro de inovação da marca, onde passou a ser criada a nova gama de pão artesanal. Mais tarde, em 2021 a marca chegou a Setúbal e depois, em 2023, aterrou no Porto, com uma nova fábrica local e produtos da região.

Esta operação de concentração é um marco importante para o panorama da restauração ibérica. Aguardemos as próximas novidades em relação a esta fusão, que promete trazer novidades no mercado de pastelarias e panificadoras.