Ligação Fluvial entre Trafaria e Algés: Uma Parceria Inédita entre Almada e Oeiras que Pode Transformar a Mobilidade em Lisboa!

Os municípios de Almada e Oeiras estão a dar um passo significativo na melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa (AML) com a proposta conjunta para a criação de uma ligação fluvial entre a Trafaria e Algés. Este projeto visa não apenas a facilitação do transporte entre as duas margens, mas também a redução do congestionamento na Ponte 25 de Abril, uma das principais artérias da região.

Em comunicado, as câmaras de Almada e Oeiras destacam o compromisso em trabalhar em colaboração para apresentar esta proposta ao Governo e à AML. Este encontro histórico foi discutido entre a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, e o presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, junto com a presidente da Transtejo, Alexandra Carvalho.

Objetivos do Projeto

O principal objetivo desta nova ligação fluvial é facilitar a mobilidade entre as margens e reduzir o tráfego rodoviário intenso, que tem sido uma preocupação crescente para os moradores e usuários da Ponte 25 de Abril. A iniciativa surge no contexto da necessidade de melhorar as infraestruturas de transporte na região, com foco na sustentabilidade e eficiência.

Além disso, a proposta alinha-se com outros projetos de mobilidade que estão a ser desenvolvidos na AML. Almada está a planear a expansão do Metro Sul do Tejo, que irá abranger a Costa da Caparica e a Trafaria. Este novo trajeto terá uma extensão de 7,16 km, com 10 estações previstas, facilitando o acesso a importantes áreas da cidade.

O Metro Sul do Tejo e as Suas Estações

As estações que integrarão este novo traçado incluem:

  • Pêra
  • Várzea de Pêra (com ligação ao Funchalinho)
  • Centro da Costa da Caparica
  • Parque Urbano da Costa da Caparica
  • Santo António
  • São João
  • São Pedro
  • Madame Faber/Matas Nacionais
  • Bombeiros Voluntários da Trafaria
  • Estação Fluvial da Trafaria

De acordo com declarações do ministro das Infraestruturas em julho de 2024, espera-se que as obras para esta extensão possam iniciar dentro de cinco a sete anos, marcando uma nova era no transporte público na região.

Desenvolvimentos em Oeiras

Do lado de Oeiras, as autoridades estão a programar a extensão do elétrico 15 até ao Jamor, assim como o desenvolvimento do metro ligeiro de superfície LIOS, que conectará Alcântara a Algés. Este projeto é igualmente ambicioso, prevendo a ligação à Reboleira e ao Colégio Militar, aumentando a acessibilidade e a intermodalidade na região.

O Futuro da Mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa

A colaboração entre Almada e Oeiras representa uma abordagem inovadora para os desafios de mobilidade na AML. À medida que estas propostas ganham forma, espera-se que as melhorias no transporte público contribuam para um ambiente urbano mais sustentável e acessível, beneficiando todos os cidadãos. A ligação fluvial entre Trafaria e Algés pode ser um marco na modernização das infraestruturas e na promoção de um sistema de transporte integrado e eficiente.

Estamos a aguardar os desenvolvimentos e recomendações finais das câmaras para ver este projeto ganhar vida e transformar a forma como nos deslocamos na área metropolitana. Com iniciativas como a proposta de ligação fluvial, o futuro da mobilidade em Lisboa parece mais promissor do que nunca!