Não Troque Dinheiro Sem Saber! O Guia Completo Sobre Taxas de Câmbio Que Todo Viajante Deveria Ler
São muitas as famílias portuguesas que aguardam ansiosamente pelos feriados de junho para embarcarem numas merecidas férias. Mas há detalhes a ter em conta quando se apanha o avião rumo a um país estrangeiro onde a moeda oficial não é o euro. Importa saber, então, o que é a taxa de câmbio e como funciona o processo de troca de dinheiro. Neste artigo, vamos explicar-te tudo sobre este assunto.
Planeando a Viagem e a Questão da Moeda
Se estás a planear aproveitar os feriados do mês de junho e viajar pelo Brasil, já tens quase tudo planeado: voos, alojamento, bagagem... mas e a moeda? Ou seja, como vais trocar euros por reais? Vamos ver.
Importância de Levar a Moeda do País de Destino
É importantíssimo levar a moeda do país que visitas. Isso deve ser parte integrante do plano das tuas férias. O câmbio é a operação de troca de uma moeda por outra, no caso, euros por reais. A taxa de câmbio indica o preço dessa troca, ou seja, o valor de uma moeda em unidades de outra.
Como Funciona a Taxa de Câmbio?
Por exemplo, a taxa de câmbio euro/real pode ser de 1,00 para 6,42, mas este valor pode variar. Os custos para trocar euros por reais são, em regra, mais baixos se a troca for feita em Portugal. Importa ter em conta as comissões que podem ser cobradas, mas, no geral, será mais vantajoso fazer essa troca aqui do que no Brasil.
Onde Trocar Moeda?
Podes dirigir-te a uma instituição de crédito ou a uma agência de câmbio registada, que estão devidamente regulamentadas. As taxas de câmbio dessas entidades podem variar, tendo em conta as comissões e serão sempre publicitadas em preçário específico.
Utilizando o Conversor de Moeda
Poderás utilizar um conversor de moeda online para saber quantos reais conseguirás obter pelos euros que pretendes trocar. Embora essa referência possa oscilar, proporcionar-te-á uma ideia bastante aproximada da realidade.
No Regresso: Troca de Reais por Euros
Se, ao regressar, ainda tiveres reais e quiseres trocar por euros, deves estar ciente de que a cotação da taxa de câmbio será diferente, possivelmente mais desfavorável. Por isso, existem duas taxas de câmbio: a cotação de venda e a cotação de compra.
Conselhos Finais
Portanto, faz uma pesquisa cuidadosa e atempada sobre os melhores câmbios do mercado, compara condições e, mais importante, recorre a instituições confiáveis. Programar as férias com antecedência também te vai permitir evitar o uso do cartão de crédito para levantamentos em numerário no estrangeiro, que costumam ter comissões muito altas.
Boa viagem e boa estadia!