Despedir-se de um emprego estável para lançar um projeto próprio exige coragem — e Jéssica Matos teve-a toda. Com anos de experiência no mundo do fitness, decidiu criar uma aplicação que fosse, finalmente, pensada para as necessidades das mulheres. A FitFlix nasceu da vontade desta empreendedora portuguesa em ajudar as outras pessoas a cuidarem de si sem dependerem de ginásios, transportes ou horários complicados.

Hoje, a FitFlix conta com quase 10 mil utilizadoras e uma comunidade que cresce a cada semana. Mas como surgiu a ideia da FitFlix? Jéssica Matos, personal trainer com vasta experiência, explica:

"Os treinos online tiveram uma grande expansão na pandemia e foi aqui que comecei a dar treinos em casa a partir do computador. Decidi aventurar-me e criar a minha marca pessoal no Instagram, despedi-me de coordenadora de ginásio e lá fui em busca de um sonho: ter um negócio próprio na área do fitness".

Identificando uma lacuna no mercado — a falta de uma aplicação especificamente concebida para atender às necessidades das mulheres —, Jéssica, em conjunto com o seu parceiro, engenheiro informático, decidiu criar uma app feita à sua medida, onde pudesse ter o design, conteúdos e funcionalidades que desejasse.

O que distingue a FitFlix de outras apps no mercado?

Apesar de não estar 100% a par do mercado, Jéssica acredita que o que distingue a FitFlix é o facto de oferecer aulas completas gravadas na íntegra, com poucos cortes. "Isso dá a sensação que estamos a treinar com as alunas em direto e tempo real. Há uma personalização a cada aluna sobre o que cada uma deve fazer para atingir o objetivo, e existe, ainda, um acompanhamento diário no WhatsApp para que se mantenham motivadas".

A plataforma é intuitiva e o conteúdo é de qualidade, conquistando assim a confiança de milhares de utilizadoras, essencialmente mulheres entre os 20 e os 50 anos, incluindo mães e grávidas. Para quem está a dar os primeiros passos na FitFlix, a aplicação disponibiliza uma parte gratuita e um plano de 3 semanas apenas com aulas gratuitas.

A FitFlix é focada em treinos em casa ou no ginásio?

Atualmente, todos os treinos da FitFlix são programados para serem realizados em casa. Os treinos podem ser adaptados com materiais que cada uma já tem em casa, como garrafas de água, permitindo assim uma prática acessível e sem necessidade de grandes investimentos.

Para as utilizadoras que não têm tanta experiência, a FitFlix recomenda que filmem os exercícios e os enviem via WhatsApp para correções. Além disso, a app permite que as utilizadoras recebam feedback contínuo sobre as posturas e alinhamentos durante as aulas.

A FitFlix reconhece também a importância da nutrição para alcançar resultados duradouros, oferecendo dicas de saúde alimentar e planos alimentares feitos por uma nutricionista.

Qual foi a razão de se querer comunicar apenas para mulheres?

Jéssica decidiu criar um projeto pensado exclusivamente por e para mulheres, em parte devido a experiências de assédio em redes sociais e à sua formação em exercício físico durante a gravidez e pós-parto. Acredita que são as mulheres que, muitas vezes, acumulam mais responsabilidades, dificultando a disponibilidade para ir ao ginásio.

Preços e acessibilidade

A FitFlix oferece uma estrutura de preços transparente e flexível, com planos mensais, trimestrais e semestrais, permitindo às utilizadoras escolher a opção que melhor se ajusta às suas necessidades.

Através da FitFlix, muitas mulheres encontraram uma forma de treinar, divertindo-se e alcançando resultados. Jéssica conta que o feedback tem sido extremamente positivo e que o objetivo é continuar a expandir as funcionalidades da app, incluindo planos de treino em ginásio no futuro.