SAL NA MÁQUINA DE LAVAR LOIÇA: PORQUE SE DEVE USAR?
Colocar sal na máquina de lavar loiça é um hábito que se deve ter, porque permite atuar em serviço da manutenção do eletrodoméstico.
Se não tiveres esse hábito, deves reconsiderar as tuas rotinas, porque esse gesto permite 'neutralizar' o impacto de uma água muito dura. O sal para a máquina pode ser encontrado na maioria dos supermercados.
O QUE É A ÁGUA DURA?
A água dura resulta da acumulação de minerais como barro, calcário, magnésio e cálcio. Os minerais tornam a água boa para beber e melhoram o seu sabor, mas na máquina de lavar loiça, estes minerais originam a formação de calcário, dificultando a lavagem da loiça.
SAL NA MÁQUINA: SABES ONDE COLOCAR?
Geralmente, o reservatório de sal está situado na parte inferior da máquina. Para colocares o sal no local adequado, deves primeiro desapertar a tampa e usar o funil fornecido para evitar desperdícios.
SABES QUANDO DEVES COLOCAR O SAL? A MÁQUINA INDICA-TE
A maioria das máquinas de lavar loiça apresenta uma luz indicadora que relembra o utilizador de colocar o sal, quando necessário. Se não tiveres uma luz indicadora na tua máquina, convém colocar sal todos os meses.
Por tudo isto, se queres ter uma loiça mais limpa, reluzente e brilhante, deves ter em atenção o nível do sal na tua máquina.
VANTAGENS DO USO DO SAL NA MÁQUINA
A colocação do sal permite limpar o descalcificador de água. Esse gesto impede que o calcário se acumule no filtro da máquina, o que poderia afetar a eficácia de cada lavagem e impede que as pequenas partículas de calcário fiquem depositadas na loiça.