Descobre Agora Por Que as Rendas em Portugal Estão a Subir Incessantemente!

O arrendamento de casas mantém-se como uma opção vital para milhares de famílias em Portugal, a despeito de um aumento na oferta. Ainda assim, uma escassez persistente de habitações mantém as rendas em ascensão.

Um recente relatório aponta que, em abril, as rendas aumentaram 5,1% comparativamente ao mesmo mês do ano anterior, elevando o custo mediano para 16,9 euros por metro quadrado. No trimestre, a subida foi de 2,9%.

Em detalhe, as cidades de Braga, Funchal e Santarém lideram as subidas com incrementos significativos nas rendas. Por outro lado, Viseu viu os preços estagnarem enquanto que em Aveiro e Castelo Branco as rendas chegaram mesmo a descer.

Lisboa, por sua vez, obstina-se como a cidade mais cara para arrendar uma casa em Portugal, seguida por Porto e Funchal. Em contrapartida, Castelo Branco, Viseu, Leiria e Viana do Castelo apresentam-se como as opções mais econômicas.

O estudo abrangente sobre os distritos revelou subidas no arrendamento em quase todas as regiões, com exceção de Beja. As áreas mais caras incluem Lisboa, Porto e Faro, enquanto as mais acessíveis são encontradas em Portalegre, Castelo Branco e Viseu.

De maneira mais ampla, todas as regiões do país viram os preços das habitações para arrendar aumentar, liderados pelo Algarve, Centro e Alentejo.

Este padrão de subida de rendas reflete uma tendência robusta no mercado imobiliário, sugerindo pressões contínuas sobre os preços de arrendamento em Portugal. Para futuras atualizações sobre este tema e outros relacionados ao mercado imobiliário, mantém-te atento aos nossos relatórios regulares.