Se recentemente recebeu um email que parece ser da Autoridade Tributária a anunciar um reembolso de imposto, tenha muito cuidado. A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) emitiu um alerta a informar que esses emails são fraudulentos e uma tentativa de phishing.

O objetivo destes emails é enganar os destinatários, fazendo-os clicar em links que os direcionam para páginas maliciosas. Os remetentes destas mensagens usam o nome da AT para criar uma sensação de legitimidade, mas na realidade, buscam apenas acessar dados pessoais e financeiros.

Na comunicação emitida pela AT, é detalhado que os contribuintes estão a ser alvo de emails que incluem um link supostamente para um formulário de reembolso de imposto. O conteúdo do email tenta convencer o destinatário de que ele tem direito a um reembolso fiscal e que para proceder à sua reclamação, basta 'clicar no link'. Porém, esse link é uma armadilha digital.

É extremamente importante que todos os contribuintes estejam atentos e evitem clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais através de emails não verificados. Se suspeitar de qualquer email, o primeiro passo é verificar a origem da mensagem diretamente com as fontes oficiais, como o Portal das Finanças.

A AT recomendou ainda que, ao identificar uma mensagem suspeita, o destinatário deve apagá-la imediatamente e evitar qualquer tipo de interação com o conteúdo. Estar informado e manter-se vigilante é a melhor forma de prevenir-se contra tentativas de fraude e ataques cibernéticos, especialmente em períodos de processamento de reembolsos fiscais, onde estas práticas tendem a intensificar-se.