Embora o investimento diretamente estrangeiro (IDE) em Portugal no primeiro trimestre de 2024 tenha registado uma diminuição face ao período anterior, o setor imobiliário continua a ser um dos mais procurados por investidores estrangeiros. De janeiro a março deste ano, foram transacionados cerca de 682 milhões de euros em imobiliário, mantendo-se assim como o preferido entre os setores de investimento no país.
No final de 2023, o valor do IDE situava-se nos 853 milhões de euros, uma marca superior à do início de 2024, porém, mesmo com esta regressão temporária, o interesse permanece elevado. Comparativamente ao verão do ano passado, onde se observou um pico de 1.137 milhões de euros em investimento, percebe-se uma volatilidade notável no mercado dos investimentos diretos estrangeiros.
O Banco de Portugal (BdP) reportou que no final de março de 2024, o valor total do IDE em Portugal agregava 179,3 mil milhões de euros, correspondendo a 67% do Produto Interno Bruto (PIB) português. Uma parte substancial deste investimento provém de nações europeias, que justificaram 544,03 milhões de euros do total, seguidas por contribuições significativas de países asiáticos, americanos e africanos.
A diminuição de aproximadamente 1.100 milhões de euros no stock de IDE até o fim de março é explicada não só pelas transações de investimento, mas também por outras variantes como alterações nos preços, taxas de câmbio e ajustamentos estatísticos que, em conjunto, resultaram num decréscimo geral.
Contrastando, o investimento direto português no estrangeiro (IPE) aumentou pra 65,4 mil milhões de euros no mesmo trimestre, representando um total de 24% do PIB de Portugal. Este aumento poderá ser atribuído majoritariamente a transações que somaram ao redor de 1.800 milhões de euros.
Ao estudar o ambiente de investimento imobiliário em Portugal, a capacidade de atração do país demonstra resiliência face às adversidades, reafirmando-se como um polo atrativo para investimento estrangeiro devido ao seu panorama económico e estabilidade social.