Março deste ano marcou um novo recorde para o transporte aéreo em Portugal, com números que refletem um aumento notável na movimentação de passageiros comparado ao mesmo período do ano anterior. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, o mês registou um impressionante total de 5,3 milhões de pessoas transportadas, indicando um crescimento de 8,1% em relação a março do ano passado.

Esta elevação coloca março como o mês com o maior número de passageiros jamais registrado em solo português. Nos primeiros três meses do ano, os aeroportos nacionais acumularam um tráfego total de 13,6 milhões de passageiros. Durante este trimestre, a França emergiu como o principal país tanto de destino quanto de origem, apesar de uma ligeira redução na quantidade de passageiros desembarcados e embarcados, que foi de 2,4% e 2,6% respectivamente, comparado ao mesmo período do ano anterior.

O aeroporto de Lisboa demonstrou uma robustez particular, sendo responsável por 55,1% do movimento total, o que representa um incremento de 5,5% face aos primeiros três meses do ano passado. O aeroporto do Porto também mostrou sinais significantes de aumento, concentrando 23% do total de passageiros e observando um crescimento homólogo de 7,3% para 3,1 milhões.

O aumento contínuo no tráfego aéreo reflete uma recuperação e um desenvolvimento vital para a economia nacional, principalmente no setor de turismo e viagens. Com estes resultados, os aeroportos de Lisboa, Porto, e Faro solidificam ainda mais sua posição como pilares fundamentais na conectividade do país com o mundo.