Consultores Imobiliários, se vocês ainda têm dúvidas sobre a importância de construir uma marca pessoal no mercado imobiliário, este post pode ser especialmente importante para si. Experimente colocar-se no lugar dos seus potenciais clientes, ao comprar um produtos simples, como um sumo, você considera o preço? Mas também leva em conta a marca do produto, certo? De fato, a marca tem grande peso na decisão de compra, porque este é um elemento que transmite confiança ao consumidor.

Agora, se a marca já é importante na decisão de compra de um produto tão comum como um sumo, imagine o peso que este elemento tem quando a compra envolve algo como uma casa. É compreensível que os potenciais compradores esperem contar com o apoio de um profissional experiente e reconhecido no mercado nessa altura, é aí que entra a importância do branding para os Consultores Imobiliários.


1-Porque investir em estratégias de branding na área da mediação imobiliária


Quer você trabalhe por conta própria, quer trabalhe em uma imobiliária, é muito importante começar a investir em estratégias de branding que ajudem a fortalecer a sua reputação no mercado e a atrair novos clientes. Mas, afinal, o que é branding? Este é um nome utilizado principalmente pelo setor de marketing de empresas para se referir a um conjunto de estratégias utilizadas na gestão de uma marca. O principal objetivo destas estratégias é posicionar a marca de forma que ela, de fato, se dê a conhecer com o seu público-alvo.

Para um Consultor Imobiliário, estas são estratégias que ajudam a fortalecer uma boa reputação no mercado. Tem sucesso na carreira quem é conhecido como um profissional ético, honesto e que está pronto para oferecer um atendimento completo aos seus clientes, certo? Use o branding para garantir esta reputação e aumentar sua carteira de clientes.


2-Como fazer do seu nome uma marca forte no mercado imobiliário


O primeiro passo é reconhecer seu público-alvo. Quem são os seus clientes? Jovens universitários que procuram um apartamento para arrendar? Chefes de família que procuram uma casa em um bairro tranquilo para viver com a esposa, ou marido, e filhos? Jovens empresários que procuram um apartamento confortável próximo do centro da cidade? Uma vez definido o seu público-alvo, que pode abranger mais de um tipo de perfil, é possível começar a trabalhar as suas estratégias de branding.

A próxima etapa é posicionar sua marca (o seu nome) no mercado. Para isso, é preciso:

  • Trabalhar a sua apresentação pessoal. O que inclui não só as roupas que você usa, mas também a maneira como você comunica.
  • Pensar em estratégias que ajudem a diferenciar os seus serviços. Ofereça mais do que o básico aos seus clientes, pense em maneiras de agregar valor ao seu atendimento.
  • Ser honesto em todas as negociações feitas, ou seja nunca minta ou engane um cliente só para fechar uma venda. Isso pode prejudicar seriamente e até permanentemente a sua reputação no mercado.
  • Investir tempo e dinheiro na divulgação do seu nome. Você tem cartão de visita profissional? Este é um exemplo de um investimento essencial para garantir que os clientes lembrem do seu nome e tenham acesso rápido as suas informações de contato.
  • Aproveitar oportunidades para aumentar a sua rede de relacionamentos, aproveite as feiras imobiliárias e outros eventos para conquistar novos clientes e fechar parcerias.
  • Investir em marketing digital. Você já tem um site para divulgar os seus imóveis? Já usa este espaço para compartilhar conteúdos relevantes e gerar mais tráfego no seu site? Faça do seu nome uma referência quando o assunto é venda de imóveis. A internet facilita muito este processo.

É claro que todas estas são estratégias que devem estar de acordo com o público que você espera atingir. É o perfil dos seus clientes que vai definir quais são as melhores roupas, o melhor tom de conversa e até quais devem ser as cores utilizadas no seu cartão de visitas. Quanto mais o seu público se identificar com as suas estratégias de branding, mais clientes a sua marca irá atrair.


Você aposta em estratégias de branding para fortalecer o seu nome no mercado? O que acha desta ideia?