Atualmente, muitas as pessoas, principalmente jovens, optam por arrendar em vez de comprar. Contudo, no mercado há de tudo e, entre as possibilidades, é possível encontrar habitações totalmente mobiladas e equipadas, outras com apenas o essencial e outras ainda que só têm o esqueleto.

Para conseguir selecionar a melhor situação para si, o ideal será efetuar uma análise às principais vantagens e desvantagens de arrendar casa com ou sem mobília.


1.       Casa com mobília

Por um lado, haverá menos gastos e poderá mudar-se mais rapidamente, por outro, está limitado aos materiais que lhe forem disponibilizados. Atente a todos os detalhes.

 

Vantagens de Arrendar Casa com mobília:

  • Mais económico

Ao considerar a possibilidade de arrendar casa com ou sem mobília, há um componente essencial na hora de escolher: qual o orçamento que tem disponível para custos extra à renda?

Mobilar uma casa completa, ainda que apenas com o essencial pode ser um pouco dispendioso. E se não tiver esse montante disponível, arrendar a casa já mobilada pode ser uma excelente possibilidade.

  • Ideal para períodos mais curtos

Se já sabe de antemão que o período em que vai ficar nessa casa vai ser curto e bem determinado, logo, talvez seja mais indicado selecionar um imóvel que já tenha a mobília incluída.

Deste modo não vai ter de empatar tempo e dinheiro a escolher mobílias que pouco tempo depois vai ter de vender, transportar ou arranjar local para as guardar.

  • Mudança mais rápida

Outro benefício de uma casa com mobília é o fator tempo: nestes casos pode fechar contrato num dia 31 e no dia seguinte mudar-se para a casa. Afinal, ela está pronta a recebê-lo, o que se torna numa grande vantagem.

 

Desvantagens de Arrendar Casa com mobília:

  • Limitação de escolha

Ao preferir arrendar uma casa com mobília terá de colocar um pouco de parte o seu estilo e gosto pessoal. Claro que é sempre possível dar o seu toque com alguns itens de decoração e acessórios, contudo, as grandes peças que fazem um ambiente já lá estão e tem de se cingir às mesmas.

  • Mais cuidados associados

Sabendo que a mobília da casa não é sua, há uma maior responsabilização e necessidade de zelo pelos equipamentos e materiais. Afinal, aquilo não é seu e depois de si outras pessoas também têm o direito de aproveitar da casa mobilada nas melhores condições possíveis.

Nestas situações necessita, por isso, de redobrar os cuidados.

  • Aceitar as coisas como estão

Por mais cuidados que uma pessoa tenha, as mobílias acabam por ceder ao tempo e ao desgaste natural. E quanto mais anos de utilização tiverem, mais acusam a sua idade, principalmente, o mobiliário de hoje em dia, produzido em massa e com materiais mais fracos.

Ao arrendar uma casa já mobilada terá de aceitar o estado de conservação das coisas como está, que não será certamente o seu estado novo em folha que geralmente associamos à ideia de entrar na nossa casa nova.

 


2.       Casa sem mobília

Contrariamente, na hora de compreender se deve arrendar casa com ou sem mobília, deve também ponderar as vantagens e desvantagens relacionadas à escolha de uma casa virgem de mobiliário.

 

Vantagens de Arrendar Casa sem mobília:

  • Possibilidade maior para negociar renda

Uma das vantagens referentes ao facto de se optar por uma casa sem mobília é que tem, à partida, maior capacidade de negociação do valor da renda. Afinal, o senhorio não tem a casa pronta a habitar e isso deve ser ponderado.

  • Ideal para períodos mais longos

Visto que terá de despender mais tempo e dinheiro a mobilar a casa arrendada que selecionou, este tipo de casa é normalmente mais apropriada a casos de contratos de arrendamento mais longos. Se planeia ficar uns bons tempos nessa casa, então esta pode ser a situação mais adequada.

  • Liberdade de escolha

Ao selecionar uma tela em branco, toda a liberdade criativa e pessoal está a seu cargo. Ao optar por uma casa sem qualquer mobiliário, pode adaptá-la ao seu gosto e toque pessoal e transformá-la na sua casa à medida.

 

Desvantagens de Arrendar Casa sem mobília:

  • Esforço financeiro grande

Relacionado ao facto de preferir uma casa arrendada que não abranja mobília está uma desvantagem bastante considerável, dado que exige um esforço financeiro inicial bastante grande. Afinal, mobilar uma casa não custa propriamente 100€, mesmo que se fique pelo mais básico e escolha lojas de preços mais acessíveis.

Na hora de escolher, tenha em conta o montante disponível que tenha para gastar extra renda.

  • Possibilidade de empatar o que comprar

Outro componente a considerar: imagine que de hoje para amanhã decide sair da casa. O que vai fazer com a mobília que comprou? Se a outra casa já tiver mobília ou se as dimensões forem bastante diferentes não a pode levar consigo. Vai vendê-la, quando necessário?

Uma possibilidade para se precaver deste aspeto pode ser a negociação de antemão com o senhorio que um dia que saia ele desconta o valor que pagou pelos móveis, que se tornam depois dessa mesma casa.

 

Fonte: SUPERCASA