Quer na construção nova, quer na reabilitação de edifícios, um dos aspetos mais estratégicos passa pela utilização de materiais e produtos que permitam otimizar e minimizar o consumo de energia.
A vertiginosa transformação da realidade atual, influenciada pelo aumento dos custos de energia e a subida da inflação, obriga a reorientar comportamentos, processos e estratégias.
Os especialistas destacam que o recurso a persianas e gavetas isolantes, juntamente com cortinas técnicas reduz o consumo energético.
Atualmente, os fabricantes de produtos e soluções para proteção térmica, solar e decoração estão a tornar-se um dos principais intervenientes no planeamento do presente e do futuro das construções. A inovação neste sector é fundamental para continuar a desenvolver soluções tecnológicas que permitam aumentar a eficiência energética e atingir níveis mais elevados de sustentabilidade ambiental, no sector dos edifícios. Agora, as equipas de I&D estão a reforçar o seu foco no desenvolvimento de soluções de isolamento térmico e acústico.
Do ponto de vista térmico, as janelas são o ponto mais sensível em qualquer tipo de edifício. É pelas janelas que é mais fácil o frio entrar no inverno e o calor, no verão. Consequentemente, são os elementos por onde se desperdiça mais energia. Empresas pioneiras no sector, como a Saxun, disponibilizam uma gama completa de laminas de perfil de alumínio, alumínio extrudido e lâminas de PVC com ótimo desempenho estético e mecânico, bem como uma grande variedade de gavetas, que podem atenuar este fluxo térmico e assegurar melhor proteção solar.
Estas soluções podem ser complementadas com uma gama de gavetas isolantes, disponíveis em diferentes tamanhos e configurações. As diversas camadas de isolamento que se ocultam nos perfis das gavetas asseguram condições térmicas e acústicas ótimas, em casa. A utilização de poliestirenos inovadores e revestidos com partículas de grafite permite atingir níveis elevados de bloqueio térmico.
A equipa do Gabinete Técnico da Saxun desenvolveu uma gaveta
com capacidade para dar resposta às mais elevadas exigências de isolamento e
estanquicidade do ar, que consegue eliminar todas as pontes térmicas entre o
interior e o exterior do edifício. Trata-se do modelo de gaveta Eurostand, com
200 mm, compatível com projetos construtivos Passivhaus, que contribui para
níveis superiores de eficiência energética, poupança económica, conforto
térmico e acústico.
Sistemas inteligentes e elegantes
A nível decorativo, existem outros aliados para contribuir para a economia do consumo de energia, a partir do interior do edifício. Neste caso, destacam-se as cortinas técnicas que se tornaram uma referência, em comparação com as cortinas tradicionais, por constituírem uma evolução estética e tecnológica para a proteção solar, no interior da casa. Sempre a liderar as últimas tendências, a Saxun faculta um vasto catálogo de cortinas técnicas que se tornam sistemas inovadores de design vanguardista, fabricados com materiais da maior qualidade.
Este amplo catálogo de opções integra persianas, venezianas
de alumínio ou madeira, estores de rolo, estores verticais e painéis
deslizantes, plissados, pregueados, pacchettos e fantasia, que são opções
decorativas modernas e muito mais eficientes. Estas e outras soluções, quase
infinitas, de proteção solar aplicadas ao exterior - toldos verticais, wind
screens, pérgulas bioclimáticas, ou outros toldos e pérgulas de lona esticada -
são os maiores aliados da poupança energética da casa e, para além disso,
valorizam os edifícios com um toque indelével de elegância e distinção.
Fonte: SUPERCASA
Veja também o artigo:
Custo e Etapas de um Projeto de Arquitetura