É cada vez mais certo que os criptoativos vão fazer parte do futuro do setor da Mediação Imobiliária, numa aposta segura em valores como a inovação e a disrupção. O mercado das criptomoedas representa uma nova oportunidade de posicionamento para as Imobiliárias e os seus consultores, preservando a mesma segurança para comprador e vendedor. Está a abrir-se um novo mundo de possíveis negócios.

 

Transações seguras

As transações de imóveis em criptoativos são seguras, têm base legal e representam uma oportunidade perfeita para quem investe em criptomoedas e, simultaneamente, tem gosto e interesse em investir no Setor Imobiliário.

 

Como funciona o processo de venda?

Em termos técnicos, a escritura, ou DPA, obrigam a um processo prévio de compliance legal, com o objetivo de verificar a proveniência dos fundos, ao abrigo da lei de branqueamento de capitais. No caso dos criptoativos, o processo deve ser feito de uma forma mais elaborada, não só do ponto de vista de informação por parte do cliente, mas também por parte do rastreamento da própria carteira digital.

A aplicabilidade do modelo de compliance, poderá variar consoante:

  • o negócio equivalente em euros;
  • as informações;
  • as identificações necessárias da wallet digital;
  • o rastreamento digital;
  • a execução da transferência dos ativos digitais do comprador para o vendedor, em pleno ato de escritura.

Posteriormente, todos os comprovativos ficam como anexo ao processo de compliance.

 

Os Criptoativos vieram para ficar

O último relatório da revista Forbes sobre a taxa de adoção da Bitcoin à escala mundial, à data de julho de 2021, revela uma adesão de 17%, o que mostra uma tendência inegável de uso das criptomoedas por parte da população a nível global. Tendo esta conta estes dados, e sabendo que Portugal é um país cryptofriendly, acreditamos que se possa vir a posicionar dentro desta média, e ser um ator da revolução do Setor Imobiliário.

As moedas digitais poderão vir a fazer parte do dia a dia das Mediadoras Imobiliárias que deverão investir na formação das suas equipas, para garantir que se sentem apoiadas e preparadas para dominarem os desafios do futuro da mediação e do setor.

Por mais que a tecnologia evolua, o papel de consultoria prestado pelos Consultores Imobiliários continuará a ser fundamental e sempre insubstituível.

 

Fonte: Idealista

 

Veja também o artigo:

Comprar Casa em Portugal com Criptomoeda

O Imobiliário e a Criptomoeda