É no número 1299 da famosa Rua de Santa Catarina, na Cidade Invicta, que nasce o Vila Catarina Apartments, lugar que durante décadas foi “lar” do Tribunal de Pequena Instância Cível do Porto.
Como uma possível resposta ao atual problema da habitação que vivemos no país, este projeto serve de exemplo, uma vez que converte um antigo edifício, que com o tempo perdeu a sua coerência e foi acumulando remendos funcionais, num conjunto de 16 novas unidades habitacionais de estadia prolongada.
E foi pelas mãos do escritório de arquitetura MASSLAB que este projeto ganhou vida. Inspirado nas casas senhoriais portuguesas do início do século XX, onde não existiam corredores, os arquitetos eliminaram também os corredores convencionais e apostaram na fluidez entre compartimentos. Desta forma, a circulação interior proporciona uma sensação de movimento e continuidade.
Destaque ainda para o desenho interior, onde cada compartimento é marcado por abóbadas que se distinguem consoante a sua função. Nos espaços de descanso são mais contidas, enquanto nas zonas sociais são mais amplas.
A fachada principal do edifício recupera a gramática original da cantaria, reinterpretando os azulejos com contenção e pigmento de tom azulado, enquanto a tardoz apresenta uma nova “pele”, com generosas varandas. O Vila Catarina Apartments reflete, desta forma, uma articulação perfeita entre o passado e o presente.