Portugal, com a sua costa extensa e diversidade geográfica única, oferece muito mais do que praias convencionais para quem gosta de estar perto de água. As piscinas naturais, formações rochosas que criam lagoas de água cristalina, têm vindo a ganhar popularidade entre turistas e locais como uma alternativa refrescante e tranquila às praias.

As piscinas naturais proporcionam uma ligação mais próxima com a natureza, permitindo aos visitantes desfrutar da beleza da costa portuguesa enquanto se refrescam. De norte a sul e ilha da Madeira incluída, descobre as 5 piscinas naturais para te refrescares este verão.

Piscinas Naturais de Porto Moniz, Ilha da Madeira

Localizadas na costa norte da ilha da Madeira, são formadas por rochas vulcânicas que criam poças de água salgada alimentadas naturalmente pelo mar. Dispõem de um complexo balnear com piscina para crianças, parque infantil, balneários, bar, posto de primeiros socorros, espreguiçadeiras e acessos para pessoas com deficiência.

Estas piscinas têm uma área de natação de cerca de 3.800 metros quadrados (m2) e um solário de aproximadamente 3.210 m2, com profundidade de até dois metros — ideais para famílias devido à segurança e qualidade da água, sempre renovada pelas marés.

Para além do ambiente natural, contam com vigilância de nadadores-salvadores, aluguer de chapéus-de-sol e espreguiçadeiras, o que garante conforto e segurança.

Poço da Gola, Gerês

Poço da Gola, localizado na freguesia de Parada, concelho de Ponte da Barca, na Serra Amarela do Parque Nacional da Peneda-Gerês, é uma piscina natural cedida por uma queda de água do ribeiro de Mulas e do rio da Ponte.

Envolvida em rochas graníticas e vegetação, esta lagoa tem acesso fácil e familiar, com estacionamento disponível, seguido de um curto trilho de cerca de 700 metros até à ponte de madeira. A partir daí, o percurso é sinalizado até ao poço.

Vale a pena visitar o Poço da Gola pela serenidade do local e pela beleza envolvente — uma piscina natural de grande dimensão, perfeita para nadar e descansar em contacto com a natureza. A proximidade a moinhos antigos e o trilho dos Moinhos de Parada dão um valor histórico e cultural à experiência.

Poço Azul, Viseu

Situado perto de Sobrosa, no concelho de São Pedro do Sul, distrito de Viseu, é uma das mais belas piscinas naturais da região centro-norte de Portugal. Formado por uma queda de água da ribeira da Landeira, esta lagoa exibe águas em tons turquesa e esmeralda, encaixada em rochas graníticas polidas pela erosão.

O acesso ao Poço Azul implica uma curta caminhada a partir do miradouro das Rocas – cerca de 1,2 km de trilho –, recomendada para pessoas com mobilidade normal. A profundidade que pode atingir cerca de 6 metros.

O percurso é marcado por pequenos trilhos, que têm vegetação abundante, com carvalhos e amieiros, proporcionando sombra natural ao longo de todo o ano. A beleza natural do poço, aliado à pureza da água e à descontração do ambiente, tornam este local ideal para banhos e piqueniques em família.

Queda do Vigário, Alte

A Queda do Vigário, localizada perto da aldeia de Alte, no concelho de Loulé, é uma impressionante cascata de 24 metros que desagua num lago natural de águas límpidas. Envolvida por tufos calcários formados pelo contacto das águas da ribeira com o ar, a cascata cria um cenário único, onde é possível observar formações rochosas cobertas por pequenos musgos e folhas, resultado da ação natural ao longo de milhares de anos.

O acesso é simples e acessível, basta estacionar junto ao cemitério de Alte e descer por um caminho de terra batida com cerca de 300 metros — também existe uma escadaria de madeira recentemente instalada — até ao lago. Rodeado por um relvado amplo, este espaço convida à prática de piqueniques e convívios em família ou com amigos.

Cascata do Rio Mourão, Sintra

Também conhecida como Cascata de Anços, localiza-se entre as aldeias de Anços e Maceira, no concelho de Sintra. Este recanto natural, situado a cerca de 30 minutos de Lisboa, ganhou fama após servir de cenário à telenovela Jardins Proibidos.

O acesso é relativamente acessível, com uma caminhada curta — estimada em 300–400 metros — através de trilhos bem assinalados, complementados por intervenção municipal que instalou guarda-corpos e melhorou o piso. O percurso atravessa uma paisagem caracterizada por fragas rochosas, ruínas de antigos moinhos e vegetação densa que envolve uma piscina natural com água corrente.

Embora a cascata seja pequena, a beleza informal do local, ideal para famílias e aventureiros, com o som da água a cair mistura-se com o dos pássaros e rãs, num cenário perfeito para piqueniques.