Descubra o Gigantesco Investimento do Banco de Portugal: 191 Milhões de Euros por um Edifício Inovador!

Banco de Portugal Investe em Mega Projeto Imobiliário em Lisboa

O Banco de Portugal (BdP) revelou ter assinado um memorando de entendimento com a Fidelidade para a aquisição de um edifício imponente localizado nos terrenos da antiga Feira Popular, em Entrecampos, Lisboa, onde irá fixar a sua sede. O valor desta transação ascendeu a impressionantes 191,99 milhões de euros, trazendo à luz um dos maiores investimentos imobiliários recentes da capital portuguesa.

Detalhes da Aquisição

Em uma cerimônia realizada no passado dia 2 de maio de 2025, a Fidelidade, através da sua subsidiária Fidelidade – Property Europe, SA., oficializou a compra de um edifício com uma área bruta de construção de 32.000 metros quadrados. A conclusão da transação está agendada para o final de 2027, propiciando tempo para finalizar todas as formalidades legais e construtivas associadas.

Um Projeto Premiado e Sustentável

O edifício faz parte do projeto EntreCampos, um empreendimento no local da antiga Feira Popular que foi reconhecido como 'Best New Mega Development' nos MIPIM Awards 2025. Este projeto não só renova a paisagem urbana como também introduz práticas sustentáveis ao nível da construção.

"Concebido para se integrar harmoniosamente com a cidade, EntreCampos visa a união da comunidade local com zonas de passagem e espaços públicos entrelaçados na malha urbana. Com áreas verdes extensas que potenciam a biodiversidade, este projeto eleva a qualidade de vida urbana e cria um novo centro de gravidade em Lisboa, que combina habitação, trabalho e lazer", de acordo com o comunicado da Fidelidade.

Inovação e Eficiência Energética

O projeto destaca-se ainda pela eficiência energética e pelo uso pioneiro da geotermia, alavancando a sustentabilidade ambiental ao próximo nível. Além disso, beneficia de uma localização estratégica em um dos pontos mais bem conectados de Lisboa, em termos de mobilidade.

Conclusão

Com este investimento substancial, o Banco de Portugal não só aposta na modernização das suas infraestruturas mas também contribui significativamente para o desenvolvimento urbano e sustentável de Lisboa. Este movimento realça a importância de integrar inovações ambientais nas grandes estruturas urbanas e como os grandes investimentos podem ser também uma alavanca para o crescimento sustentável.