Os cinco sentidos desempenham um papel fundamental no nosso processamento emocional e na aprendizagem, mas vão muito além do que possas imaginar. De facto, quer estejas ciente ou não, cada um de nós faz compras de forma emocional e justifica-as racionalmente.

Se estás à procura de destacar a tua casa no mercado imobiliário, considera usar os 5 sentidos - tato, visão, audição, olfato e paladar. Confuso? A explicação está no marketing sensorial.

O que é o marketing sensorial e para que serve?

O marketing sensorial é uma técnica que procura gerar valor a partir de emoções e comportamentos, de forma a criar uma associação positiva e a gerar maior reconhecimento da marca ou produto.

O marketing sensorial permite potenciar boas experiências ao consumidor. No contexto imobiliário, a ligação emocional entre os imóveis e os potenciais compradores é um dos passos mais importantes na venda de uma casa.

Vantagens do marketing sensorial

Esta técnica tem como objetivo criar conexão com o cliente, favorecendo sensações, sentimentos e experiências que se associam a um produto, neste caso, imóvel. Algumas vantagens a ter em conta incluem:

  • Criar vínculo emocional com o potencial cliente;
  • Explorar o imóvel para além do óbvio;
  • Estimular o desejo de compra;
  • Fidelizar os clientes: quando um cliente confia num consultor imobiliário/ agência acaba por 'passar a palavra';
  • Criar uma identidade para a marca: distinção pelos padrões de serviço e qualidade que se distinguem dos concorrentes;

Usar os 5 sentidos para vender uma casa

Para conquistar a confiança de um potencial cliente é importante fazê-lo sentir-se em casa, através de experiências únicas e genuínas. E como podes fazê-lo?

'Os olhos também compram'

  • Considera a possibilidade de contratar um serviço de home staging (irá mostrar o potencial máximo da tua casa);
  • Limpa e organiza a casa;
  • Garante que mostras a casa no momento de maior exposição solar;
  • Móveis e decoração bem escolhidos podem ajudar a criar uma atmosfera acolhedora e convidativa, tornando a casa mais atraente para os compradores;
  • Lembra-te de retirar todas as decorações que possam ser consideradas demasiado pessoais;

Dar ouvidos ao ambiente

  • Coloca uma música acolhedora a tocar. Há muitas listas de reprodução disponíveis online;
  • Ouve o que o agente imobiliário tem para te dizer atentamente;
  • Evita visitas em dias que sabes que há obras ou em horas de ponta que possam gerar ruídos indesejados.

Cheiros são memórias

  • Areja a propriedade antes da visita;
  • Evita odores fortes que possam vir com a humidade, comida ou tabaco;
  • Podes usar ambientadores e paus de incenso com cheiro neutro ou suave;

Degustação durante a visita

  • Coloca uns salgados ou bolachas;
  • Podes também colocar alguns produtos regionais que valorizem a zona do imóvel;
  • Tem à disposição água, café e/ou chá.

Estes pequenos gestos de cordialidade aproximam as pessoas e acalmam sentimentos de ansiedade. Isto fortalece a relação agente-comprador e cria uma experiência agradável para todos.

Sentir cada canto como seu

  • Usa vários tipos de têxteis e texturas: é importante conseguires atrair todo o tipo de comprador, e podes despertar este sentido usando uma mistura de diferentes tecidos que se complementem, sem chocar;
  • Cria várias camadas: as camadas ajudam a criar interesse visual e podes abordar cada espaço de forma diferente.