Os cinco sentidos desempenham um papel fundamental no nosso processamento emocional e na aprendizagem, mas vão muito além do que possas imaginar. De facto, quer estejas ciente ou não, cada um de nós faz compras de forma emocional e justifica-as racionalmente.
Se estás à procura de destacar a tua casa no mercado imobiliário, considera usar os 5 sentidos - tato, visão, audição, olfato e paladar. Confuso? A explicação está no marketing sensorial.
O que é o marketing sensorial e para que serve?
O marketing sensorial é uma técnica que procura gerar valor a partir de emoções e comportamentos, de forma a criar uma associação positiva e a gerar maior reconhecimento da marca ou produto.
O marketing sensorial permite potenciar boas experiências ao consumidor. No contexto imobiliário, a ligação emocional entre os imóveis e os potenciais compradores é um dos passos mais importantes na venda de uma casa.
Vantagens do marketing sensorial
Esta técnica tem como objetivo criar conexão com o cliente, favorecendo sensações, sentimentos e experiências que se associam a um produto, neste caso, imóvel. Algumas vantagens a ter em conta incluem:
- Criar vínculo emocional com o potencial cliente;
- Explorar o imóvel para além do óbvio;
- Estimular o desejo de compra;
- Fidelizar os clientes: quando um cliente confia num consultor imobiliário/ agência acaba por 'passar a palavra';
- Criar uma identidade para a marca: distinção pelos padrões de serviço e qualidade que se distinguem dos concorrentes;
Usar os 5 sentidos para vender uma casa
Para conquistar a confiança de um potencial cliente é importante fazê-lo sentir-se em casa, através de experiências únicas e genuínas. E como podes fazê-lo?
'Os olhos também compram'
- Considera a possibilidade de contratar um serviço de home staging (irá mostrar o potencial máximo da tua casa);
- Limpa e organiza a casa;
- Garante que mostras a casa no momento de maior exposição solar;
- Móveis e decoração bem escolhidos podem ajudar a criar uma atmosfera acolhedora e convidativa, tornando a casa mais atraente para os compradores;
- Lembra-te de retirar todas as decorações que possam ser consideradas demasiado pessoais;
Dar ouvidos ao ambiente
- Coloca uma música acolhedora a tocar. Há muitas listas de reprodução disponíveis online;
- Ouve o que o agente imobiliário tem para te dizer atentamente;
- Evita visitas em dias que sabes que há obras ou em horas de ponta que possam gerar ruídos indesejados.
Cheiros são memórias
- Areja a propriedade antes da visita;
- Evita odores fortes que possam vir com a humidade, comida ou tabaco;
- Podes usar ambientadores e paus de incenso com cheiro neutro ou suave;
Degustação durante a visita
- Coloca uns salgados ou bolachas;
- Podes também colocar alguns produtos regionais que valorizem a zona do imóvel;
- Tem à disposição água, café e/ou chá.
Estes pequenos gestos de cordialidade aproximam as pessoas e acalmam sentimentos de ansiedade. Isto fortalece a relação agente-comprador e cria uma experiência agradável para todos.
Sentir cada canto como seu
- Usa vários tipos de têxteis e texturas: é importante conseguires atrair todo o tipo de comprador, e podes despertar este sentido usando uma mistura de diferentes tecidos que se complementem, sem chocar;
- Cria várias camadas: as camadas ajudam a criar interesse visual e podes abordar cada espaço de forma diferente.